Educa

Detentos do Iapen recebem atendimentos na área da saúde

Educa

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), em parceira com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen), realiza desde quinta-feira, 6, várias ações na área da saúde.

A população carcerária tem acesso a serviços médicos, laboratoriais e de prevenção de doenças. A cada semana é feito um tipo de serviço. No dia 6, houve atendimento psiquiátrico e, no dia 7, exames de Papanicolau. "Nosso objetivo é garantir a saúde de todos os que estão ali", afirma o coordenador de Saúde Prisional da Sesa, Roosevelt Pureza.

Atualmente, a penitenciária abriga cerca de 2.000 detentos e, segundo o coordenador, esse tipo de ação é fundamental, pois agrega a saúde preventiva dos detentos.

"Nesses dois dias de atividades, realizamos 15 consultas psiquiátricas aos presos especiais e 50 exames de PCCU. Iremos aumentar os exames preventivos do colo do útero, pois queremos alcançar todas as detentas do presídio feminino, cerca de 100 mulheres", explica.

Na quarta-feira, 12, os internos terão acesso a consultas oftalmológicas. "A Sesa está programando um cronograma de atendimento para homens e mulheres que estão no Iapen", conclui.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.