Sesa leva ações de prevenção às DSTs para o Aeroporto Internacional de Macapá

Técnicos e voluntários da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (CVS) participam do receptivo feito pelo Governo do Estado a turistas e visitantes que desembarcam diariamente no Aeroporto Internacional de Macapá. A recepção, iniciada na segunda-feira, 24, se encerra nesta quinta-feira, 27. A ação envolve atividades da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e da Secretaria de Estado do Turismo (Setur).

Segundo a coordenadora estadual de DST/Aids e Hepatites Virais, Sílvia Maués, cerca de 15 técnicos e voluntários da CVS integram a comitiva do Estado que faz o receptivo aos turistas.

A coordenadora salientou que na área da saúde os turistas recebem orientações sobre prevenção a doenças sexualmente transmissíveis, panfletos e preservativos femininos e masculinos. "O objetivo é orientar nossos turistas e visitantes quanto à necessidade de brincar o Carnaval com responsabilidade".

Sílvia Maués reforçou que, neste ano, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) disponibiliza aproximadamente 250 mil preservativos para serem distribuídos durante a quadra carnavalesca. Paralelo a isso, existe ainda uma cota de 400 mil camisinhas a serem distribuídas no decorrer dos meses nas unidades básicas de saúde da capital, hospitais e unidades mistas de saúde do interior.

Ela antecipou que as ações da Coordenadoria de Vigilância em Saúde na prevenção as DSTs não se limita aos turistas do Aeroporto Internacional de Macapá. A campanha se concentra também no Sambódromo, com instalação de seis dispensadores de camisinha em acrílico nos barracões e na Cidade do Samba, além intervenções com orientações, panfletagens e distribuição de preservativos nos quiosques da Praça do Coco, da orla e do Complexo do Araxá.

Deixe uma resposta