O Canadá no mundo Francofonia é tema da IV Semana da Francofonia

A palestra sobre a cultura, o clima e a língua francesa da cidade de Quebec, uma das dez províncias do Canadá, marcou o início da programação da IV Semana da Francofonia, nesta quinta-feira, 27. O evento é realizado pelo Centro Cultural Franco Amapaense (CCFA) com o tema "Le Canada Dans Le Monde Francophone" / o Canadá no mundo Francofonia.

O objetivo é comemorar a francofonia canadense e suas múltiplas expressões culturais, assim como celebrar valores de solidariedade e diálogos de culturas. As atividades se encerram neste sábado, 29.

A IV Semana da Francofonia reúne as exposições "La Francophonie dans le monde" (audiovisual), "Canadá e Photo" (visual), "La Francophonie" (literária), as oficinas "La gastronomie canadienne e Fêtons La Langue Française", além de documentários, exibições de vídeos e apresentações de atividades culturais, de violino e de coral.

A programação conta com a participação da canadense Elisabeth Tavares Lemay, de 25 anos, formada em relações internacionais nas línguas inglesa e portuguesa e especializada em geografia social. A canadense ministrou a palestra sobre a língua francesa no Quebec, nas comunidades que falam francês fora da província e a relação da língua francesa com a inglesa, uma vez que a maioria da população fala oficialmente inglês.

"Falamos francês, porque faz parte da nossa história e das colonizações francesa e inglesa. Ainda temos a história da monarquia inglesa, na nossa cultura francesa que é bem misturada e, hoje, essa questão de independência é bem presente na cultura do Quebec", explica.

"Buscamos com a Semana da Francofonia e com a exposição divulgar os países que falam a língua francesa. Quando chamamos francofonia não é somente um país, a França, pois temos nos cinco continentes países que falam a língua francesa. E este ano homenageamos o Canadá", frisou a diretora do CCFA, Josiane Ferreira.

Quebec

Quebec é uma das dez províncias do Canadá. É a maior e a segunda mais populosa do país. Cerca de 80% da população de Quebec é franco-canadense, descendente de franceses, em contraste com as outras províncias do país, cujos habitantes são, em sua maioria, descendentes de ingleses ou escoceses.

Programação

Dia 28 (sexta-feira)

Abertura: 20h
Ateliê: Fêtons la langue française (Dalvaci Martins)
Ateliê: La gastronomie francofone (Jean marques)
Exposição audiovisual: La francophonie dans le monde (Ana Arlene e Jackson)
Exposição visual: Canada en photo (Serrat e Kátia)
Exposição literária: La francophonie littéraire québecoise (Dalvaci e Vera)

Dia 29 (sábado)

Encerramento da Semana

Abertura: 20h
Palavra da diretora, professora Josiane Ferreira
Atividades culturais
Apresentação de violino (Elizabete Tavares)
Apresentação do Coral da Escola de Música Valquíria Lima

Deixe uma resposta