O Canadá no mundo Francofonia é tema da IV Semana da Francofonia

A palestra sobre a cultura, o clima e a língua francesa da cidade de Quebec, uma das dez províncias do Canadá, marcou o início da programação da IV Semana da Francofonia, nesta quinta-feira, 27. O evento é realizado pelo Centro Cultural Franco Amapaense (CCFA) com o tema "Le Canada Dans Le Monde Francophone" / o Canadá no mundo Francofonia.

O objetivo é comemorar a francofonia canadense e suas múltiplas expressões culturais, assim como celebrar valores de solidariedade e diálogos de culturas. As atividades se encerram neste sábado, 29.

A IV Semana da Francofonia reúne as exposições "La Francophonie dans le monde" (audiovisual), "Canadá e Photo" (visual), "La Francophonie" (literária), as oficinas "La gastronomie canadienne e Fêtons La Langue Française", além de documentários, exibições de vídeos e apresentações de atividades culturais, de violino e de coral.

A programação conta com a participação da canadense Elisabeth Tavares Lemay, de 25 anos, formada em relações internacionais nas línguas inglesa e portuguesa e especializada em geografia social. A canadense ministrou a palestra sobre a língua francesa no Quebec, nas comunidades que falam francês fora da província e a relação da língua francesa com a inglesa, uma vez que a maioria da população fala oficialmente inglês.

"Falamos francês, porque faz parte da nossa história e das colonizações francesa e inglesa. Ainda temos a história da monarquia inglesa, na nossa cultura francesa que é bem misturada e, hoje, essa questão de independência é bem presente na cultura do Quebec", explica.

"Buscamos com a Semana da Francofonia e com a exposição divulgar os países que falam a língua francesa. Quando chamamos francofonia não é somente um país, a França, pois temos nos cinco continentes países que falam a língua francesa. E este ano homenageamos o Canadá", frisou a diretora do CCFA, Josiane Ferreira.

Quebec

Quebec é uma das dez províncias do Canadá. É a maior e a segunda mais populosa do país. Cerca de 80% da população de Quebec é franco-canadense, descendente de franceses, em contraste com as outras províncias do país, cujos habitantes são, em sua maioria, descendentes de ingleses ou escoceses.

Programação

Dia 28 (sexta-feira)

Abertura: 20h
Ateliê: Fêtons la langue française (Dalvaci Martins)
Ateliê: La gastronomie francofone (Jean marques)
Exposição audiovisual: La francophonie dans le monde (Ana Arlene e Jackson)
Exposição visual: Canada en photo (Serrat e Kátia)
Exposição literária: La francophonie littéraire québecoise (Dalvaci e Vera)

Dia 29 (sábado)

Encerramento da Semana

Abertura: 20h
Palavra da diretora, professora Josiane Ferreira
Atividades culturais
Apresentação de violino (Elizabete Tavares)
Apresentação do Coral da Escola de Música Valquíria Lima

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.