Educa

Sesc Amapá abre inscrições para oficina de Dramaturgia Leituras em Cena

O Sesc Amapá está com inscrições abertas até o dia 08 de abril para oficina de dramaturgia e leitura em cena. São 30 vagas oferecidas, tendo como público-alvo: atores, encenadores e estudantes da área. A oficina será realizada nos dias 9, 10 e 11 de abril, das 18h às 22h, no Teatro Porão (Sesc Araxá).

A dramaturgia e leitura em cena foca o desenvolvimento de novos talentos, utilizando de inúmeras dramaturgias e escolas. A proposta é encenar leituras interpretativas para depois discutir.

“O Departamento Nacional envia “oficineiros” para todas as regionais do Sesc, que realizam uma oficina de três dias com discussões sobre as tendências da dramaturgia (comédia, tragédia, tragicomédia, etc.) de clássicos ou não, oferecendo oportunidade aos novos artistas e visando construir uma leitura interpretativa, para aperfeiçoar o trabalho e as técnicas de como a dramaturgia pode ser interpretada”, disse o coordenador das Artes Cênicas, Genário Dunas.

Segundo Dunas, diferentemente dos anos anteriores, após um mês os “oficineiros” irão retornar à Macapá para ver o resultado do trabalho.

A proposta da oficina e seminário é formar grupo de trabalho, com estudo e apropriação de texto para a leitura dramatizada. O grupo será dividido em dois, formando subgrupos.

A oficina utiliza a metodologia do “Teatro do Oprimido”, que é o primeiro método teatral, mais utilizado no mundo, elaborado pelo brasileiro Augusto Boal. O Teatro do Oprimido é um método lúdico e pedagógico, bastante eficaz na comunicação e na busca de alternativas concretas para a superação de problemas reais, através de meios estéticos. A metodologia de trabalho é baseada na interação com as comunidades, resultando na busca de soluções efetivas de transformação social e de superação.

O método cria condições para que o oprimido se aproprie dos meios de produção teatral e amplie suas possibilidades de expressão.

A proposta do Centro de Teatro do Oprimido para o Sesc é usar jogos e técnicas para estimular o debate sobre o tema dos textos dramatúrgicos e do contexto histórico e social dos anos 50, comparado aos dias de hoje.

Os interessados podem entrar em contato pelo telefone (96) 3241-4440 ramal 257 ou por e-mail (genariodunas).

Serviço:
Inscrições para oficina de Dramaturgia Leituras em Cena
Sesc Araxá
Informações: 3241-4440 ramal 257
Petrônio Valente – Técnico em Comunicação – Sesc/AP
Contato: (96) 8127-2539

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.