Novos cabos USB não terão mais o ‘lado certo’ para o plug

Taysa Coelho

Comparação entre o cabo USB antigo e o novo tipo -C (Reprodução/The Verge)
Comparação entre o cabo USB antigo e o novo tipo -C (Reprodução/The Verge)

Um novo tipo de cabo USB está sendo produzido pela fabricante taiwanesa Foxconn. A novidade, chamada de USB tipo -C, conta com um padrão reversível, que permite conectar o plug de qualquer um dos lados. A tecnologia lembra a dos cabos Lightning, da Apple.

Além da tecnologia reversível, o novo cabo tem um conector de tamanho menor do que o USB atual, sendo mais ou menos do tamanho de um microUSB.  A ideia é que o novo plug substitua tanto o USB tradicional quanto o microUSB, tornando-se um conector universal.

O USB tipo -C conta com suporte à tecnologia USB 3.1 e garante largura de banda de até 10 Gbps. O novo padrão de conectores está para ser finalizado em julho. Portanto, não deve demorar muito para que aparelhos com a novidade cheguem ao mercado.

Como escolher um HUB com portas USB? Descubra no Fórum do TechTudo.

A transição deve ser lenta, mas pode facilitar bastante a vida de usuários de múltiplos dispositivos, de maneira que smartphones, computadores e tablets passem a ter a mesma entrada. E o melhor: sem ter que ficar tenntando adivinhar o lado certo para o plug.

TechTudo

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.