Prefeito de Macapá visita área ocupada do canal do Muca

Educa

Na manhã desta segunda-feira, 7, o prefeito de Macapá, Clécio Luís, visitou a área ocupada do canal do Muca, acompanhado de sua equipe de gestão. No local, conversou com a população e viu de perto como funciona o sistema de drenagem natural e os problemas ocasionados pela ocupação indevida de mais um dos nove principais canais da cidade.

O canal do Muca deságua no canal do Beirol e é um importante equipamento de drenagem, pois recebe as águas da chuva oriundas de várias vias da cidade. Com a ocupação e o lixo depositado pela própria população na área, o canal acaba não exercendo sua função de drenagem. Sem ter para onde escoar, a água acumula e ocasiona alagamentos em vários pontos como Av. Goitacases, Rua Santos Dumont, Av. 26 de Julho, entre outros pontos.

Como parte do plano de ação integrado da prefeitura, as secretarias municipais de Obras e Infraestrutura Urbana (Semob) e de Manutenção Urbanística (Semur) já iniciaram os serviços de desobstrução do canal do Muca, que tem cerca de 2 km de extensão. Os serviços consistem em retirada manual e mecânica do lixo que se encontra nas águas do canal.

Os trabalhos já apresentaram melhorias e as águas baixaram quase 50 cm. Com a finalização, as águas que acumulam na Goitacases, Santos Dumont e 26 de Julho terão vazão e os pontos de alagamento minimizados.

A ação integrada também possui cunho fiscalizador e social. As secretarias municipais de Meio Ambiente (Semam) e de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (Semduh) estão mapeando as áreas ocupadas em desacordo com as legislações e as construções nos leitos do canal. Em caso de desocupação, cumprirá o trâmite necessário para indenização das famílias. Enquanto que a Secretaria Municipal de Assistência Social e do Trabalho (Semast) fará o cadastramento das famílias afetadas pelos alagamentos, cumprindo todas as medidas sociais.

O canal do Muca atravessa as vias Hildemar Maia, Santos Dumont, Remo Amoras, ruas do Conjunto Laurindo Banha – 26, 25, 24 e 23 -, Timbiras e Goitacases.

Janine Cruz/Asscom Semob

Contato: 8124-1001

Fotos: Márcia do Carmo

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.