Educa

Corpo de Bombeiros está em alerta pelas enchentes em Vitória do Jari

A maré mais alta do ano foi registrada hoje, 1º de maio, em Vitória do Jari, atingindo uma altura de 3,78 metros. A última havia chegado a 3,72 m, ocasião em que 120 famílias foram atingidas pela cheia. Neste feriado, conforme levantamento da Defesa Civil Estadual, foram 200 famílias sofreram com as enchentes no local.

Já estão à disposição das famílias atingidas a Escola Municipal Francisco de Freitas Araújo e a Câmara de Vereadores, que servirão de abrigo, mas nenhuma família decidiu, por enquanto, fazer uso desses espaços. Os atingidos pedem auxílio da prefeitura com madeira para fazer adaptações nas residências que possam ajudar a proteger seus bens da invasão da água.

Nesta sexta-feira, 2, o Governo do Estado, por meio do Corpo de Bombeiros do Amapá (CBM/AP) e Defesa Civil, atuante no município pelo 8° Grupamento de Bombeiros Militar (8º GBM), com o apoio da prefeitura de Vitória do Jari, fará o monitoramento com lancha nas comunidades ribeirinhas da região, principalmente na localidade de Jarilândia, para verificar a situação das famílias e prestar auxílio, caso necessário.

Esse deslocamento será feito com lancha da prefeitura, para que a embarcação de emergência do Corpo de Bombeiros continue à disposição da comunidade em Vitória do Jarí.

"Há dias o CBM/AP, por meio da Defesa Civil Estadual, vem monitorando ininterruptamente os índices das águas do rio e as tábuas das marés. O nosso objetivo é orientar as famílias que moram nas áreas de risco e prestar com eficiência o auxílio necessário para garantir a segurança da população", explicou o coronel Miguel Rosário, comandante CBM/AP.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.