Educa

Florestabilidade abre inscrições para as Oficinas de Formação em Macapá

Estão abertas as inscrições para a formação de professores da rede pública do Amapá interessados em trabalhar com o Florestabilidade em sala de aula. A oficina, fruto de uma parceria entre a Fundação Roberto Marinho e a Secretaria de Estado de Educação (Seed), apresentará conteúdos sobre o manejo sustentável da Floresta Amazônica. Com vagas limitadas – apenas 100 -, a formação acontece nos dias 26 e 27 de maio, na Escola Estadual Deusolina Salles Farias, localizada na Rua Goiás, 1070, bairro Pacoval.

A oficina é dirigida a professores do 8º e do 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio. O formulário de inscrição online encontra-se no site www.florestabilidade.org.br e deve ser enviado até o dia 20 de maio.

Durante a formação, serão apresentados aos educadores os recursos pedagógicos e metodologias para ampliar o conhecimento sobre as florestas na Amazônia e discutir as oportunidades de trabalho e empreendedorismo vinculadas ao manejo florestal.

Entre outros materiais, serão disponibilizados às escolas participantes videoaulas, programas de rádio, livros e sugestões de planos de aula sobre o manejo de produtos madeireiros e não madeireiros (açaí, babaçu, borracha, castanha, copaíba e cipó-titica) e o crescente mercado de serviços ambientais. Esse material será entregue gratuitamente aos professores e também está disponível na Biblioteca do site www.florestabilidade.org.br. Durante a aplicação do Florestabilidade nas escolas, os professores contarão com tutores que poderão auxiliá-los em caso de dúvidas, além de promover a troca de experiências.

Sobre o Florestabilidade

O Florestabilidade é um projeto de educação que tem por objetivo despertar os jovens para a importante missão de se tornarem gestores da maior floresta tropical do planeta. Lançado em Macapá, em janeiro do ano passado, o projeto vem sendo aplicado por mais de uma centena de escolas em diferentes municípios do Estado.

O Florestabilidade é uma iniciativa da Fundação Roberto Marinho, que conta o com apoio do Serviço Florestal Brasileiro. No Amapá, é implementado em cooperação com o Governo do Estado, por meio da Seed.

Diversos especialistas e instituições dedicadas à gestão sustentável das florestas contribuíram com o desenvolvimento do material pedagógico, dentre eles o SFB (Serviço Florestal Brasileiro), o IFT (Instituto Floresta Tropical), o Imazon (Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia), o Imaflora (Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola), o IEB (Instituto Internacional de Educação do Brasil) e o IEF-AP (Instituto Estadual de Florestas do Amapá).

Serviço

Florestabilidade – Oficina de Formação de Professores do Amapá

Inscrições: até 20 de maio pelo www.florestabilidade.org.br

Oficina: 26 e 27 de maio

Local: E.E. Deusolina Salles – Rua Goiás, 1070, Pacoval

Horário: 8h às 18h

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.