Governador Camilo Capiberibe empossa 279 novos agentes penitenciários

Em solenidade realizada no Teatro das Bacabeiras, nesta segunda-feira, 30, 279 servidores da segurança pública foram empossados pelo governador do Amapá, Camilo Capiberibe. Os novos servidores farão parte do quadro efetivo do Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen). Com o novo contingente, o Iapen aumenta em 35% o seu quadro funcional.

Essa é a 5ª turma de agentes penitenciários, que prestou concurso público no ano de 2010. No entanto, só foram chamados na atual gestão. Os servidores passaram por curso de formação na Academia Integrada de Formação e Aperfeiçoamento (Aifa), que durou três meses. Dos 279 servidores, 255 são agentes penitenciários, entre eles, 24 educadores sociais e, 3 destes têm nível superior.

A formação de agentes penitenciários pela Aifa alcança hoje a marca de 544 profissionais e 134 educadores, um fato inédito na administração do Governo do Estado, agora contando com a notável parceria da Escola de Administração Penitenciária, que também é responsável pela formação, aperfeiçoamento e qualificação dos servidores do Iapen.

Para o chefe do Executivo, com a chegada dos novos servidores, o Iapen ganha um reforço significativo na segurança interna e externa. "É uma grande contribuição para a nossa segurança pública a chegada dos empossados. Parabéns aos novos agentes e educadores, para mim, como governador, é uma satisfação participar deste dia festivo com todos vocês", declarou o governador Camilo.

Além de empossar os novos concursados da segurança, o Governo do Estado está investindo também em equipamentos, armamentos letais e não letais. Também foram adquiridas 25 viaturas para o instituto, o que ajudará refletir positivamente no nas estatísticas do Iapen e ainda na ressocialização dos apenados.

O secretário de Estado da Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Nixon Kennedy, falou que, desde o início da gestão do governador Camilo Capiberibe, foram chamados mais de 600 servidores penitenciários, entre agentes e educadores. "Foi a primeira vez na história da administração do Iapen que tivemos uma gestão que, de fato, está estruturando o instituto em todos os sentidos. Isso mostra o compromisso com a segurança da sociedade, com a nossa segurança e com a dos próprios reenducandos", afirmou.

De acordo com o diretora do Iapen, delegada, Josiane Carvalho, o instituto está em festa. "Logo quando assumi a instituição, como corregedora primeiramente, estávamos totalmente sem estrutura, não tínhamos sequer climatização nas salas, computadores, impressoras. Mas, toda determinação política do governador Camilo Capiberibe, foi fundamental para romper e mudar essa história. O governador investiu em três anos e seis meses, o que não era investido há dez anos. Investimento de toda ordem, seja na estrutura, no quadro funcional, em armamento, viaturas e capacitação dos próprios servidores, isto é compromisso com a segurança", ressaltou a diretora do Iapen.

A nova agente penitenciária, Katia Ferreira, disse que a data 30 de junho de 2014 é um dia que ficará marcado não somente para ela, mas para todos os agentes empossados neste dia. "Esse momento é único, nós nunca iremos encontrar palavras suficiente para descrever o que estamos sentindo, mas o que mais predomina nos nossos corações é dever de missão cumprida. Nós passamos por um curso de formação, durante três meses e quinze dias, e acreditamos que estamos preparados para agir da melhor forma, dentro do Instituto Penitenciário do Amapá, com compromisso e honrar a responsabilidade que nos é atribuída. Agradecemos ao governador que nos ouviu e nos chamou. Eles prometeu e cumpriu", concluiu a servidora.

No término do seu pronunciamento, Camilo Capiberibe contou que o fortalecimento da segurança pública foi um compromisso assumido por ele e que pretende continuar honrando sua palavra de melhorar a segurança no Estado do Amapá.

Deixe uma resposta