Educa

Centro de Atenção para Drogas promove atividades de reintegração social de pacientes

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), por meio do Centro de Atenção Psicossocial em Álcool e outras Drogas (Caps-AD) – Espaço Acolher, promoverá no dia 7 de agosto o I Sarau de Artes e Poesias, uma coletânea de poesias e obras artísticas produzidos pelos pacientes atendidos pela instituição. O objetivo da atividade é promover a reinserção social e resgatar a autoestima das pessoas que estão em tratamento no Caps-AD.

Segundo a psicóloga do Centro, Adriele Sussuarana, o sarau é resultado de um trabalho de dois meses dedicados por pacientes com idades entre 18 e 55 anos. As oficinas têm como objetivo principal a expressão e simbolização dos sentimentos e vivências com finalidade terapêutica. Elas ocorrem semanalmente e contam a participação de 15 pessoas.

Dentre as propostas do Caps-AD está o compromisso com a reinserção social, assim como o resgate da autovalorização. A exposição dos trabalhos será realizada das 15h às 18h no espaço Samaúma das Palavras do Museu Sacaca, voltado para a comunidade em geral.

O que é Caps-AD

O Centro de Atenção Psicossocial em Álcool e outras Drogas (Caps-AD) – Espaço Acolher é uma unidade de saúde especializada em atender os dependentes de álcool e drogas, dentro das diretrizes determinadas pelo Ministério da Saúde, que tem por base o tratamento do paciente em liberdade, buscando sua reinserção social.

Entre os serviços prestados estão consulta psicológica, supervisão de enfermagem, triagem, grupos terapêuticos para pacientes e familiares, oficinas de arte e cultura, dinâmica e atividades recreativas, entre outros atendimentos.

O Caps-AD possui uma equipe multiprofissional formada por psiquiatras, psicólogas, clínica geral, assistente social, terapeuta ocupacional, enfermeiro, técnicos de enfermagem, pedagogo, além da equipe administrativa.

Oferece atendimento diário a pacientes que fazem uso prejudicial de álcool e outras drogas.
Todos os encaminhamentos podem partir das unidades de saúde ou o paciente pode chegar ao Caps através de demanda espontânea.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.