Ueap promove I Congresso Amapaense de Engenharia Florestal

Profissionais e estudantes de engenharia florestal do Amapá estão convidados a participar do 1º Congresso Amapaense de Engenharia Florestal – Conaef -, que acontece de 4 a 7 de novembro, no campus I da Universidade do Estado do Amapá. O congresso é uma iniciativa da Coordenação do Curso de Engenharia Florestal da Ueap e acadêmicos, e será oficialmente aberto às 14h, no auditório central.

O tema Perspectivas Econômicas com base no Manejo Florestal Sustentável para a Amazônia será discutido por meio de palestras e mesas-redondas diárias. As palestras iniciam às 15h, com o ministrante convidado, Daniel Henrique Breda Binoti, da Universidade Federal de Viçosa/MG, e se prolonga com palestra proferida pelo engenheiro florestal Plínio Marcos Bahia Potyguara, às 16 h.

A mesa-redonda O papel do setor empresarial florestal no Amapá, marcada para às 17h, encerra a programação do primeiro dia e terá como debatedores representantes das empresas Ancel, Grupo Orsa e Imazon.

Os minicursos, a partir do segundo dia da programação, serão ministrados por professores do curso de Engenharia Florestal da Ueap, graduandos concluintes e por convidados das Universidades Federais Rurais de Pernambuco e de Viçosa. As temáticas abordarão a recuperação de áreas degradadas, métodos de amostragem, pesquisa aplicada ao manejo florestal, mensuração florestal, análise multivariada e programação matemática em planos de manejos sustentáveis, pragas florestais madeireiras e não madeireiras, patologias e culturas de eucaliptos sp, entre outras.

A programação prossegue sempre com palestras e mesa-redonda, com a participação de docentes, mestres e doutores da Ueap, Embrapa-AP, Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas (Iepa), ICMBio, Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Setec), Universidade Federal de Santa Maria/RS. A Exposição de trabalhos, a partir das 15h de sexta-feira, 7, encerra a programação, juntamente com mesa-redonda.

O Conaef tem por objetivo contribuir para a evolução da política florestal estadual, da pesquisa e do desenvolvimento florestal, com base nas necessidades atuais e futuras da sociedade. Para os organizadores, será um momento ímpar na história da Ueap, uma vez que consistirá no mais importante evento na área de Engenharia Florestal, em nível de Amapá.
A página do Conaef na internet é http://conaef.webnode.com/.

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.