Educa

Macapá recebe cursos de audiovisual do Canne com apoio da prefeitura

A prefeitura, junto com a Associação Brasileira de Documentaristas e Curtametragistas do Amapá (ABDeC-AP) e o Governo do Estado, trouxe para Macapá o Curso de Direção Cinematográfica, em parceria com o Centro de Audiovisual Norte Nordeste (Canne), que está ocorrendo no Centro Cultural Franco Amapaense desde a última segunda-feira, 10. O curso, que termina nesta sexta-feira, 14, é ministrado pelo capixaba Caetano Gotardo, montador, roteirista e cineasta. É formado em Cinema e Vídeo pela ECA-USP. Escreveu e dirigiu cinco curtas-metragens e em 2012 lançou seu primeiro longa, já participou de festivais, como Gramado e Cannes (França).

O Canne promove cursos gratuitos de curta duração com o objetivo de atender interessados em audiovisual e áreas afins, de modo a aperfeiçoar, capacitar e desenvolver conteúdos técnicos e artísticos, além de manter o intercâmbio de experiências com profissionais de diversas áreas. “Esse curso é importante para nossa formação, pois aqui discutimos técnicas que aprimoram nosso trabalho, além de ampliar o conhecimento e incentivar o cenário audiovisual local”, destaca o diretor de audiovisual, Uliclelson Luís.

O curso é uma realização da Fundação Joaquim Nabuco, com apoio do Governo Federal, Governo do Estado do Amapá, Conselho Estadual de Cultura, Univercinema, Casa Fora do Eixo e Fundação Municipal de Cultural de Macapá (Fumcult). “Estamos atentos ao cenário local. O audiovisual vem crescendo e precisamos incentivar os talentos a produzirem, esse é o nosso papel. Quanto fundação, temos que apoiar a cultura, e a sétima arte esteve por muito tempo não sendo valorizada da forma que deveria”, relata a chefe de Gabinete da Fumcult, Marina Beckaman.

Mais um curso

Além do curso de direção, está aberto até dia 17 de novembro as inscrições para o Curso de Produção Executiva, que ocorrerá no período de 24 a 28 de novembro, no Centro Cultural Franco Amapaense, em Macapá. As inscrições são gratuitas pelo sitecursos.canne.

O Curso de Produção Executiva oferece 25 vagas e será ministrado por João Vieira Júnior e Nara Aragão. O objetivo é apresentar aos alunos o passo a passo da atuação do produtor executivo, desde a concepção da ideia e elaboração do projeto até a exibição e distribuição da obra, com foco no planejamento, na estruturação, na produção e na distribuição de obras audiovisuais.

Pérola Pedrosa/Asscom PMM

Fotos: Márcia do Carmo

Dê sua opinião, não fique calado!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: