Hemoap promove ampla campanha sobre importância da doação voluntária de sangue

Educa

Em comemoração ao Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, 24 de novembro, o Instituto de Hematologia do Amapá (Hemoap) realiza, no período de 24 a 28, uma ampla ação para conscientizar a comunidade sobre a importância da doação voluntária e a manutenção do estoque preventivo no Hemocentro.

Durante o evento, o Hemoap vai chamar a atenção de todos para a importância em manter o estoque de sangue, o que possibilitará um número maior de doações, principalmente na época de festas de fim de ano, quando aumenta a demanda.

O diretora do Instituto, Arlene Araújo, pede a colaboração das pessoas e lembra que o doador deve ter entre 16 e 67 anos, pesar mais de 50 kg, ter boas condições de saúde, não estar resfriado ou tomando medicamentos e não ter tomado nenhum tipo de vacina no último mês.

"O Hemoap agradece a boa vontade de todos os doadores, lembrando sempre a importância da doação, porque o sangue é um bem precioso que só pode ser repassado ao outro através de um ato de doação espontânea", disse Arlene.

O frentista Jean Barreto mostrou-se tranquilo durante a doação e disse estar acostumado com os procedimentos, que são rápidos e seguros, e que o ato de doar sangue o faz feliz.

"É gratificante saber que, com poucos minutos de doação, posso salvar uma vida, pretendo continuar colaborando, sempre penso no próximo", comentou Jean.

Para o pedreiro Valdenor Oliveira, doador há mais de dez anos, ser doador é motivo de orgulho e serve de exemplo na família, afinal doar é um ato de amor.

"Meus familiares sempre me apoiaram e sou feliz em poder ajudar as pessoas, porque tenho consciência de que o sangue só pode ser doado, afinal não existe sangue à venda em nenhuma farmácia", concluiu.

"Se todos doarem, o Hemoap nunca ficará sem sangue, é muito bom fazer o bem. Sou uma pessoa de luz e adoro ajudar o próximo, por isso estou aqui sempre", afirmou entre sorrisos a doméstica Tina da Silva.

Abertura do Encontro dos Tambores no Amapá

Dê sua opinião, não fique calado!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.