Sejusp realiza abertura do curso Análise de Inteligência aos servidores da segurança pública

A Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública (Sejusp), através do Ministério da Justiça (MJ) e do Programa de Estratégia Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras (Enafron), realizou nesta segunda-feira, 24, a abertura do Curso de Análise de Inteligência Nível Produção do Conhecimento.

O curso tem como objetivo capacitar os agentes de inteligência da segurança pública de diferentes instituições, proporcionando aos discentes, já iniciados na doutrina de inteligência, aprimoramento, especialização e profissionalização no ciclo da produção do conhecimento, com ênfase em exercícios práticos relacionados à técnica ministrada para a elaboração de documentos de inteligência. Além disso, visa fomentar a integração entre as instituições e viabilizar o intercâmbio de informações e conhecimentos.

Segundo o secretário de Estado da Segurança Púbica, Nixon Kenedy Monteiro, o curso é importante, pois não só integra agentes da segurança do Amapá, mas sim de diversos Estados.

"O objetivo é aprimorarmos o capital humano dos agentes de inteligência do Amapá e dos demais Estados participantes, além de dar mais eficiência aos documentos das atividades de inteligência e assegurar o gestor na tomada de decisões, garantindo, com efeito, maior antecipação das ameaças e de cenários adversos, bem como orientando a medida mais adequada para eliminar ou minimizar as vulnerabilidades", complementou.

Para Giovanna Marques, supervisora do curso e representante do MJ, a capacitação é uma necessidade de conhecimento para a integração das forças de segurança de fronteira.

"A Senasp, através do Enafron, vem compartilhando e agregando o trabalho integrado em busca pelo conhecimento em diversos Estados, e o Amapá vem somando cada vem mais com o Enafron para prosseguirmos com o programa no Estado, seja em operações, capacitações ou aquisições de materiais", concluiu.

O curso prosseguirá até o dia 28, e qualificará 37 profissionais incluídos no Enafron, oriundos dos Estados do Amazonas, Ceará, Mato Grosso, Pará e Amapá.

Amazônia Brasil Rádio Web ao vivo!

Dê sua opinião, não fique calado!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.