Segurança: guardas municipais de Macapá passam a usar armas não letais

Com o objetivo de proporcionar mais segurança à comunidade e melhorar ainda mais a qualidade do serviço prestado, a Prefeitura de Macapá entregou 50 kits de armas não letais à Guarda Civil Municipal. O material é resultado de convênio firmado com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), no valor de R$ 212 mil. Os equipamentos fazem parte de um conjunto de medidas adotadas pelo Município para equipar e especializar a Guarda. Além dessa ferramenta, serão investidos recursos em veículos e monitoramento.

O kit contém pistolas recarregáveis do tipo Spark, com alcance de até 10m; 150 sprays de pimenta à base de gel ou espuma, fazendo com que sejam direcionáveis, ou seja, não se dispersem no ar ao serem disparados; e dispositivo de armazenamento de dados, que impede disparos contínuos. Em cada pistola há um chip que armazena dados, como quantidade de impulsos, hora e data em que foi utilizada.

Conforme o comandante da Guarda Municipal, Rui Secco, esta é mais uma importante aquisição da prefeitura. Segundo ele, as armas não letais contribuem efetivamente para a diminuição e contenção dos mais diversos tipos de conflitos. “São equipamentos que darão aos guardas municipais uma nova opção de uso de força. Eles passarão por rigorosos treinamentos antes de utilizá-las nas rondas em praças, e em outros lugares públicos, onde há grande concentração de pessoas”.

Ele lembrou ainda que o uso de armas não letais é orientado pelo Ministério da Justiça, via portaria expedida em 31 de dezembro de 2010. “Além de ser um produto orientado pelo Ministério da Justiça, somos conscientes de que o uso não pode ser banalizado. A arma deve ser usada com critério. O emprego dela só deve ser feito em situações com o nível de ameaça elevada, que requeiram o uso proporcional da força”.

Anselmo Wanzeller/Asscom Semdu

Fotos: Marcelo Corrêa

Amazônia Brasil Rádio Web ao vivo!

Dê sua opinião, não fique calado!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.