Campanha de Vacinação contra Poliomielite e Sarampo é prorrogada até 12 de dezembro

Educa

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Sarampo foi prorrogada até o dia 12 dezembro em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) de Macapá. Em todo o Brasil, a ação terminaria dia 28 de novembro, mas não atingiu a meta de vacinação estipulada pelo Ministério da Saúde, de 95% do público-alvo. A orientação é que estados e municípios continuem com a campanha.

Em Macapá, o objetivo da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) é imunizar 37.320 crianças. Desse total, aproximadamente 22 mil já foram imunizadas. Para atingir a meta, as vacinas estão disponíveis de segunda a sexta-feira, em todas as UBS’s, das 8h às 17h. Devem tomar a vacina contra a poliomielite as crianças que têm entre seis meses e cinco anos de idade incompletos. O objetivo é manter a erradicação da doença no Brasil, que não apresenta casos de poliomielite desde 1990.

A vacinação contra o sarampo será feita em crianças com idade entre um e cinco anos incompletos. A vacina tríplice viral, além de imunizar contra o sarampo, também garante a proteção contra a rubéola e a caxumba. Para garantir que o esquema básico seja cumprido, as vacinas contra a poliomielite, sarampo, rubéola e caxumba continuam disponíveis durante todo o ano nos postos de saúde.

“É importante que os pais saibam que a única forma de prevenção, tanto da poliomielite como do sarampo, é através da vacinação. Por isso, pais e responsáveis devem levar seus filhos até uma UBS para vacinar”, ressalta a coordenadora municipal de Imunização, Jorsette Cantuária.

Texto e fotos: Jamile Moreira/Asscom Semsa

Amazônia Brasil Rádio Web ao vivo!

Dê sua opinião, não fique calado!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.