Fundição Progresso será a casa da 9ª Bienal da UNE
Tradicional centro cultural do Rio de Janeiro receberá 10 mil estudantes de todo o Brasil durante o festival
A União Nacional dos Estudantes (UNE) realizará, entre os dias 1 e 6 de fevereiro, na capital fluminense, o maior festival estudantil da América Latina, a Bienal da UNE. A casa do evento será um dos mais tradicionais centros culturais do Rio, a Fundição Progresso, no bairro da Lapa. A casa, tombada pelo IPHAN e com mais de 100 anos de história, é hoje referência para diferentes manifestações artísticas da cidade. Em 2007, a Fundição já foi a sede da 5ª edição da Bienal da UNE.
São esperados 10 mil estudantes de universidades de todo o Brasil. Uma base da coordenadoria do festival já se instalou no 2º piso do prédio e os ajustes estão sendo feitos para o início da Bienal. Sede de grandes grupos culturais do Rio como a Intrépida Trupe, Armazém Cia de Teatro, Teatro de Anônimo e do tradicional Concurso de Marchinhas do carnaval carioca, a Fundição Progresso funciona como um grande centro de circulação e produção de conhecimento no bairro.
Segundo o presidente da Fundição, Perfeito Fortuna, será especial sediar novamente a Bienal: “Estamos muito honrados em receber jovens de todo Brasil e de uma organização tão importante. Que o espaço inspire a reflexão e que possam encontrar soluções sábias e atuais para os problemas tão antigos do Brasil e do planeta”, pontua.
A HISTÓRIA DA CASA
O prédio da Fundição Progresso, sob os Arcos da Lapa, é um patrimônio histórico. Ali estava sediada a Fábrica de Fogões Progresso, fundada no final do século XIX e fechada em 1976. Com o fechamento da fábrica, o prédio ficou desocupado e seria demolido mas, em 1982, um grupo de artistas e produtores ocupou a Fundição a fim de transformá-la em um grande espaço artístico.
Com aporte equivalente a R$ 8 milhões, o BNDES viabilizou a criação do centro cultural que, desde então, já esteve sob diversas administrações. A Fundição Progresso já passou por inúmeras reformas e melhorias, realizadas com o que é arrecadado pela bilheteria dos diversos eventos que acontecem na casa.
FESTIVAL RETORNA À FUNDIÇÃO APÓS OITO ANOS
Em 2007, oito mil jovens se encontraram na Fundição Progresso para participar da 5ª Bienal da UNE, que contou com mais de 40 debates, oficinas e mostras universitárias. O evento trouxe cerca de 170 convidados, entre eles o escritor angolano Ondjaki; o embaixador Samuel Pinheiro Guimarães; os músicos Marcelo Yuka e B Negão; o cineasta Zózimo Bulbul; e os dramaturgos Amir Haddad e Augusto Boal. Gilberto Gil e o diplomata africanista Alberto da Costa e Silva também participaram do encontro.
Com o tema “Brasil e África: um rio chamado Atlântico”, a Bienal homenageou grandes personalidades da cultura afro-brasileira, como o escritor, artista plástico e ex-senador Abdias do Nascimento; a entidade religiosa Mãe Beata de Iemanjá; e os sambistas Martinho da Vila e Dona Ivone Lara.
A BIENAL DA UNE
Considerado o maior festival estudantil da América Latina, a próxima edição da Bienal da UNE traz o tema “#VozesdoBrasil” e faz um convite à reflexão sobre a linguagem no Brasil. Criada em 1999, a Bienal já é tradicional no calendário do movimento estudantil brasileiro e representa, hoje, a principal vitrine para os estudantes mostrarem o que está sendo produzido dentro das universidades do país. O festival é voltado para a cultura, mas abrange também ciência, tecnologia e esporte.
Qualquer estudante pode se inscrever no festival. As inscrições de participantes e para aqueles que desejam apresentar trabalhos podem ser realizadas pelo site da UNE www.bienaldaune.org.br. As áreas que recebem trabalhos são: música, artes visuais, literatura, audiovisual, artes cênicas, ciência e tecnologia e projetos de extensão.
Confira a vinheta oficial da 9ª Bienal da UNE: http://goo.gl/wgKOnp
SERVIÇO
O quê? 9ª Bienal da UNE
Quando? 01 a 06 de fevereiro de 2015
Quanto? R$ 60
Onde? Rio de Janeiro
Informações? facebook.com/bienaldauneoficial
Você precisa fazer log in para comentar.