Correios comemora Dia do Filatelista

Os Correios celebram, nesta quinta-feira (5), o Dia do Filatelista. A filatelia, o estudo dos selos postais e a prática de colecioná-los, é tida como um dos mais populares passatempos, contando com cerca de 30 milhões de adeptos em todo o mundo. OBrasil se destaca nesse cenário, pois foi o primeiro país nas Américas e o segundo no mundo a utilizar os selos como pagamento de taxas por serviços prestados pelos Correios.

Os selos brasileiros sempre foram referência na filatelia nacional e internacional, sendo premiados e reconhecidos pela qualidade gráfica, artística e temática inerente ao processo de criação e impressão. Só no ano passado, os Correios emitiram 66 selos comemorativos, divididos em 25 motivos, que renderam a produção de mais de 20,3 milhões de unidades. A Copa do Mundo 2014 e personalidades como Dorival Caymmi e Oscar Niemeyer são alguns dos motivos de selos que ilustram e enriquecem o acervo filatélico dos Correios e dos filatelistas do Brasil e do mundo.

A população brasileira tem grande influência nesse universo. Anualmente os Correios recebem da sociedade sugestões de motivos temáticos para os selos que serão emitidos no ano seguinte. Conforme orientações da Portaria 500/2005, do Ministério das Comunicações, os motivos dos selos são aprovados pela Comissão Filatélica Nacional a partir de ideias apresentadas aos Correios pela sociedade, pelos órgãos governamentais e por instituições representativas dos vários segmentos históricos, socioculturais e ambientais. As sugestões abrangem temas como artes, cultura popular, datas comemorativas, arquitetura, esportes, fauna, flora, literatura brasileira, personalidades, meio ambiente e turismo, entre outros

Ao fomentar o estudo e o colecionamento de selos com abordagens diversificadas dos vários campos do conhecimento, a Filatelia torna-se mais que um passatempo, pois representa fonte permanente dos aspectos representativos da cultura brasileira.

Natália Oliveira S. Campos Poroca
ANALISTA DE CORREIOS JR – JORNALISTA

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.