Prefeitura homenageia “Tia Chiquinha” com o nome da primeira creche municipal

Um encontro marcado por emoção reuniu na manhã desta quarta-feira, 4, familiares e filhos de dona Francisca Ramos dos Santos, a saudosa Tia Chiquinha do Bolão, para comunicar que a Prefeitura de Macapá irá homenageá-la com o nome da primeira das dez creches que serão construídas pelo Município, com recursos do Governo Federal.

O prefeito Clécio Luís destacou que a homenagem faz jus à importância de Tia Chiquinha como autoridade da cultura popular, e lembrou a convivência e o seu valor para a tradição amapaense, principalmente do Marabaixo e do Batuque. “Não conheço nenhum povo que se desenvolva sem valorizar a história de sua gente e de sua terra. Ela partiu, mas nos deixou um legado cultural e humanístico sem igual. E este espaço, além de ser referência para nossa história, cumprirá um papel social, atendendo milhares de crianças”.

A obra da primeira creche será lançada na segunda-feira, 9, no bairro Cuba de Asfalto, zona sul da capital, com localização estratégica, em frente ao Conjunto Jardim Açucena. Além da homenagem com o nome, o espaço prevê ainda peças como a estátua e um memorial contendo a história de dona Francisca.

Emocionado com a decisão do prefeito, um dos filhos de Tia Chiquinha, Adelson Socorro Ramos dos Santos, agradeceu a homenagem. “Agradecemos o valor que a Prefeitura de Macapá está depositando à figura de nossa matriarca e ao legado que ela deixou para o povo de nosso estado. Temos certeza que a creche se constituirá como patrimônio e referência dos ensinamentos dela”.

Andreza Sanches/Asscom PMM

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.