Prefeitura de Macapá entrega 12ª Unidade de Saúde revitalizada

Na manhã deste sábado, 21, uma ação social marcou a entrega da Unidade de Saúde São Pedro, no Beirol, totalmente revitalizada. Na ocasião, a comunidade pôde contar com serviços de vacina, verificação de pressão arterial, peso e glicemia, atendimento médico em pediatria, clínico-geral e geriatria, atendimento odontológico, acupuntura, coleta de PCCU, teste rápido de HIV, Sífilis e Hepatite, além de retirada do cartão do SUS e cadastro em programas sociais. A cerimônia de entrega da Unidade lançou a campanha em alusão ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose, e contou com a participação dos vereadores Nelson Souza, Diego Duarte, Telma Nery e Edy Clay, além dos secretários de Saúde, Silvana Vedovelli, e de Mobilização, Evandro Milhomem.

Embora conservada pelos funcionários, desde 1998 a estrutura não recebia nenhum tipo de reparo. Com a reforma, a Unidade foi contemplada com consertos nas partes elétrica e hidráulica, climatização das salas, serviço de limpeza, pintura e identificação visual. A agente de saúde comunitária, Luiza dos Santos, agradeceu o esforço da Prefeitura de Macapá em melhorar o ambiente em que ela trabalha. “Eu moro há muito tempo no bairro Beirol, mas é a primeira vez que vejo essa Unidade tão bem conservada. Nós, que trazemos as pessoas doentes pra cá, nos sentimos mais motivados em trabalhar, pois as pessoas terão um ambiente limpo e organizado para se tratar”, disse.

O diretor da Unidade, Oscar Cambraia, destacou que a partir dessa reforma as pessoas passam a ter um atendimento digno, tanto os profissionais, que utilizam o local, como a comunidade, que agora tem uma Unidade confortável. “Nós pedimos para todos zelarem pelo espaço, pois o ambiente está adequado para os atendimentos. Cada morador e colaborador deve fazer a sua parte, para que a estrutura continue em boas condições por muito tempo”, destacou.

O prefeito Clécio Luís visitou as dependências da Unidade, conversou com os profissionais da saúde, assim como ouviu a população que aguardava por atendimento. “A Unidade São Pedro é a 12ª entregue totalmente revitalizada. Das 23 unidades que nós temos, 12 já passaram por esses reparos. É uma forma simples, de baixo custo, e com alto envolvimento da equipe da Secretaria de Saúde. Essa ação vem sendo realizada em forma de mutirão, e está dando certo. Prova disso é que 11 unidades receberam essa manutenção antes da São Pedro”, pontuou.

A Unidade de Saúde São Pedro, que foi inaugurada em 1992, atualmente possui 21 médicos, que fazem atendimentos diários de pediatria, ginecologia, cardiologia, endocrinologia, dermatologia, geriatria, nutrição, fonoaudiologia e clínico-geral, além de dois dentistas, responsáveis pelos atendimentos de restauração, extração, remoção, profilaxia e higienização bucal.

Adryany Magalhães/Asscom PMM
Fotos: Max Renê

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.