Ciclo de palestras chama atenção para preservação e uso racional da água

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) iniciou na manhã desta terça-feira, 24, um ciclo de palestras sobre o tema "Água e Desenvolvimento Sustentável: uso sem desperdício", como parte da programação alusiva à Semana da Água e a Festa Anual da Árvore. O objetivo é conscientizar a população sobre a importância da preservação e uso racional do líquido. As palestras ocorrem no auditório da instituição até a sexta-feira, 27.

O secretário de Estado do Meio Ambiente, Marcelo Creão, falou da importância de disseminar o conhecimento sobre o uso racional da água no Amapá. "Vamos trazer conhecimentos técnicos e por meio de debates mostrar que podemos, sim, trabalhar em conjunto para acabar com o desperdício dos recursos hídricos no Estado", destacou.

A primeira palestra foi realizada por técnicos em informática da Sema, e teve como foco a apresentação de aplicativos para consumo consciente da água. "O nosso objetivo é mostra que através da tecnologia as pessoas podem ter acesso a esses aplicativos que incentivam a conscientização e preservação da água de maneira fácil e simples", relatou o gerente de Tecnologia da Informação da Sema, Glauber Lopes.

Na oportunidade, foram apresentadas duas pick-ups oriundas de dois convênios firmados com a Agência Nacional das Águas. Tratam-se da Rede Nacional de Monitoramento da Qualidade da Água (RNQA) e a Rede Nacional Hidrometeorológia. Os dois convênios visam monitorar, avaliar e disponibilizar para a sociedade informações sobre a qualidade das águas superficiais e gerar conhecimento para subsidiar a gestão dos recursos hídricos do Brasil.

Uma dos veículos será destinado à Sema e o outro ficará à disposição do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (Iepa). "Esses veículos visam atender à execução de forma efetiva dos programas no Amapá", informou o analista de Meio Ambiente da Sema, Ângelo Oliveira.

As atividades deste ano referentes à Semana da Água e Festa Anual da Árvore têm como parceiros a Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa), Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias (Embrapa), Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado (Iepa), Secretaria de Estado da Educação (Seed) e Secretaria Municipal de Educação (Semed).

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.