Autismo: Sesa promove atendimento multidisciplinar na semana de conscientização

A programação prevê atendimento especializado a criança e adolescente portador de autismo.

Como parte da programação alusiva ao 2 de abril, Dia Mundial de Conscientização do Autismo, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) realiza, de 7 a 15, a Semana de Atendimento Multidisciplinar ao Autismo. A iniciativa tem como parceira a Associação Mundo Azul.

A programação é voltada à criança e ao adolescente portador de autismo e seus familiares com atendimento médico especializado nas áreas de neuropediatria, psiquiatria e endocrinologia. Além disso, psicólogos estarão aconselhando quanto à importância da integração e inserção da criança ou adolescente no convívio familiar e social.

O Centro Especializado de Odontologia (CEO) também atenderá, prioritariamente, os portadores do transtorno com agendamentos de consultas. O foco será a triagem de atendimento odontológico no centro cirúrgico. Esse procedimento ocorre nos casos em que a criança ou o adolescente necessitam de sedação para procedimentos como extração de dente.

Os atendimentos deverão ser agendados a partir do dia 7, no Centro Educacional Especial Raimundo Nonato Rodrigues, localizado na Avenida Almirante Barroso, 2.299, bairro Alvorada. Os procedimentos, no entanto, acontecerão no Hospital de Clínicas Alberto Lima (HCAL) e no Centro de Atenção Psicossocial (Caps), conforme a data especificada no cartão de agendamento.

Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Esse dia instituído pela Organização das Nações Unidas, em 18 de dezembro de 2007, e é celebrado anualmente em 2 de abril. No evento de 2010, a ONU declarou que, segundo especialistas, a doença atinja cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo. No Amapá, a estimativa, segundo a Associação Mundo Azul, é de que 1.500 crianças sejam portadoras de autismo.

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.