Educa

Música e poesia abrem programação da X Aldeia de Artes do Sesc

aldeia de artes individual 26

De 26 a 30 de maio a X Aldeia de Artes Sesc Povos da Floresta irá promover em Macapá e Santana espetáculos de dança, teatro, circo, música e literatura. Todas as apresentações serão gratuitas, exceto os espetáculos que serão apresentados no Teatro das Bacabeiras nos dia 27 e 28 de maio.

A Aldeia é um projeto nacional do Sesc, que acontece em todos os estados da federação e aglutina diversos segmentos da cultura brasileira: artes cênicas, artes plásticas, música, cinema, literatura, tradição entre outros, fazendo circular oficinas, espetáculos, performances, debates, intervenções e shows musicais. Nesta edição são vinte e uma produções artísticas condensadas em cinco dias intensos de programação cultural, para diferentes faixas etárias num rico momento de aprendizado e troca de experiências.

Esse ano quem abre a programação é o grupo de Arte Tucuju com a performance poética “Patativa: verbo poético do sertão”. A apresentação acontece às 20h no Teatro Porão na unidade Sesc Araxá.

Às 22h a programação continua na unidade Sesc Centro, onde acontece a solenidade de abertura da X Aldeia seguido pelo Recital Poético Abra o Bico apresentado pelo grupo Poetas Azuis. Já às 23h quem assume o palco é o cantor Cley Lunna encerrando a noite com show musical “Ecos do Agora”.

Patativa – Verbo Poético do Sertão: Um grupo de artistas da cultura popular, designados ‘Os Patativas’, após uma roda informal de conversa os mesmos resolvem criar um programa de rádio para divulgar os poemas de Patativa do Assaré. Essa foi à maneira achada por eles para disseminar a história de vida e a obra do poeta Antônio Gonçalves da Silva.

O fio tênue da performance poética dos patativas, é a saudade de grandes nomes da cultura popular. Estão presentes na performance poética, poemas consagrados do poeta, tais como, “Cante lá que eu canto cá”, “Ispinho e Fulô”, “Triste Partida” e “Saudade”, mesclando teatro, poesia, musica e dança.

Recital Poético Abra o Bico O recital “Abra o Bico” traz como tema central a liberdade da poesia, a palavra livre e cheia de humor. O espetáculo começa mergulhando dentro de um mar, reflete tudo o que se encontra na imensidão do líquido azul e em seguida os poetas convidam o público para juntos mergulharem de “ponta cabeça no amor” e neste momento são declamados poemas que passam por várias fases do amor e/ou várias formas de amor.

O humor também ganha um bloco todo especial, onde situações do dia a dia são retratadas através dos versos com toda delicadeza que existe na poesia. Poesias que falam de poesia e seus elementos poéticos durante o recital são declamados como se fossem pílulas poéticas (um estilo de poemas curtos), e em alguns momentos são cheios de sorrisos ou de encantamento.

O último bloco do recital é dedicado à saudade, que como um despertador toca no coração das pessoas, uma saudade que reafirma a poesia que pode ser encontrada na rotina e na trivialidade.

Show “Ecos do Agora: O show ecos do agora é uma mistura de sensações, um receber de ideias, de emoções e rimas, uma mistura de sons, de desejo pelo que vem das dos quatro cantos do planeta. Cley Lunna, mostra através de suas composições uma releitura de tudo aquilo que absorveu dos grandes ícones da música brasileira, tais como: Lenine, Djavan, Chico César, Victor Ramil, Pedro Alterio, Jackson do Pandeiro dentre outros grandes nomes da MPB.

Programação

26/05 – Terça-feira

· 20h – Patativa – Verbo Poético do Sertão

Local: Teatro Porão Sesc Araxá

· 22h – Recital Poético Abra o Bico

Local: Sesc Centro

· 23h – Show “Ecos do Agora” Cley Lunna

Local: Sesc Centro

27/05 – Quarta-feira

· 8h – Oficina: Inspirações – dramaturgias em espaços não convencionais

Local: Teatro Porão Sesc Araxá

· 9h – Tio Nescau é diversão total

Local: Escola Estadual São Bento – Santana

· 17h – Escuta poética: poesia sonora

Local: Hall do Teatro das Bacabeiras

· 21h – Cabras Cabras

Local: Teatro das Bacabeiras

· 21h – Som e Cena

Local: Sesc Centro

· 22h – show “Mulher de Cor” Carmem Peniche

Local: Sesc Centro

28/05 – Quinta-feira

· 8h – oficina de dança – Corpo Emaranhado

Local: Sala de dança Sesc Araxá

· 9h – Magia das Letras

Local: Escola Meu Pá de Laranja Lima

*15h – Deu a louca no zoológico

Local: Escola Estadual Azevedo Costa

· 21h – Antes da Chuva

Local: Teatro das Bacabeiras

· 22h – show “Tambores do Norte” Chermont Junior

Local: Sesc Centro

29/05 – Sexta-feira

· 9h – Magia de Brincar

Local: Espaço Recreativo Sesc Araxá

· 15h – O mundo encantado do Circo

Local: Espaço Recreativo Sesc Araxá

· 20h – Divino

Local: Salão de Eventos Sesc Araxá

· 22h: Show Mandalazul – João Amorim

Local: Sesc Centro

30/05 – Sábado

· 13h30 – Alecrim e o livro encantado

Local: Escola Estadual São Paulo – Santana

· 19h – Malcriadas

Local: Teatro Porão Sesc Araxá

· 21h – Balanço

Local: Salão de Eventos Sesc Araxá

· 23h – Show “Amapalizada” Brenda Melo

Local: Sesc Centro

Assessoria de Comunicação e Marketing

Email: ascom

Fone: (96)3241-4440 (Ramal 235) / (96)99134-0130

Site: www.sescamapa.com.br

Facebook: Sistema Fecomércio Amapá

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.