Documentário retrata comunidades quilombolas assistidas pela DPU em Minas

Documentario_quilombolas_MG1Belo Horizonte – O documentárioVozes da resistência: os quilombos urbanos de Belo Horizonte, com argumento e direção de conteúdo do defensor público federal Estêvão Ferreira Couto – titular do Ofício de Direitos Humanos e Tutela Coletiva da Defensoria Pública da União em Belo Horizonte – e direção geral de Zuleide Filgueiras, servidora da unidade, é um longa-metragem, com 1 hora e 40 minutos de duração, que tem como tema central a questão da regularização fundiária do território de três comunidades quilombolas da capital mineira: Luízes, Mangueiras e Manzo Ngunzo Kaiango.

Assistidas pela DPU em Belo Horizonte, as comunidades buscam a segurança jurídica do direito à propriedade, resistindo e lutando pela garantia de salvaguarda de seu território.

Apesar do termo quilombo remeter ao passado histórico do Brasil colonial e imperial e evocar a ideia da resistência à escravidão, o conceito de quilombo, abordado no documentário, ultrapassa o significado do binômio fuga-resistência, trazendo a atenção do espectador para a contemporaneidade, a partir da luta dos movimentos sociais por direitos e reparação no contexto atual das relações interétnicas brasileiras.

Além do enfoque na titulação das terras, o documentário mostra a importância do espaço do quilombo para a identidade quilombola, já que as comunidades relacionam-se com o território ocupado há muitos anos, compartilhando em grupo tradições e práticas culturais herdadas dos antepassados.

Participam como depoentes do documentário os defensores públicos federais Estêvão Ferreira Couto e Giêdra Cristina Pinto Moreira e algumas cenas foram filmadas nas dependências da DPU em Belo Horizonte.

Assista um fragmento de 6 minutos do documentário, cujo enfoque é a atuação da Defensoria Pública da União na causa quilombola.

O documentário completo, com 1 hora e 40 minutos de duração, tem previsão de finalização e lançamento para agosto de 2015.

GMF/MGM
Assessoria de Comunicação Social
Defensoria Pública da União
Fotos: Zuleide Filgueiras e Maria Izabella Maciel Pereira – DPU/MG

One thought on “Documentário retrata comunidades quilombolas assistidas pela DPU em Minas

  • junho 16, 2015 em 8:58 pm
    Permalink

    Esse documentário vai ficar muito bom! Só esse pequeno trecho foi suficiente para prender a minha atenção.
    Estamos carecendo demasiadamente de filmes que falem da realidade, pois o sonho e a ficção já têm destaque excessivo no mundo.
    Aposto que a jovem diretora não deve te recebido um níquel pela realização de tão belo e dedicado trabalho à causa das comunidades quilombolas.
    Parabéns pela inciativa da moça! Parabéns também à Defensoria Pública da União e do defensor Estevao Couto e Giedra.

    Resposta

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.