Olimpíadas Quilombola: inscrições prorrogadas e escolha da Musa e Mister da competição

Olimpíadas Quilombola: inscrições prorrogadas e escolha da Musa e Mister da competição

As comunidades afrodescendentes e quilombolas do Amapá têm até o dia 23 de outubro para garantir a inscrição e participar da I Olimpíadas Quilombola, que acontece de 31 de outubro à 20 de novembro. A competição integra a Semana da Consciência Negra, que acontece anualmente em novembro, e vai trazer para as disputas, atletas amadores, nas categorias masculino e feminino, e representantes para disputar os títulos de Musa e Mister das Olimpíadas. As inscrições foram prorrogadas a pedido, para que todos tivessem oportunidade de participar.

As competições serão realizadas nos Polos, localizados em seis comunidades, Macapá, Curiaú, Igarapé do Lago, Santo Antônio da Pedreira, Mazagão e localidade de Porto do Céu. Os interessados podem se inscrever nas seguintes modalidades de esporte e jogos de entretenimento: futebol de campo, natação, cabo de guerra, voleibol, futsal, corrida, dominó, dama, canoagem, ciclismo, resistência em baixo da água, bilhar, corrida de cavalo, peteca, pipa, salto em altura e distância e queimada.

Josivaldo Libório, da coordenação do evento, explica que para se inscrever, é necessário ter nascido ou morar na comunidade, não ser atleta profissional e autoafirmar-se negro ou pardo. “O objetivo das Olimpíadas é fortalecer os laços familiares e despertar o gosto pelo esporte nos moradores das comunidades, por isso é importante que os participantes tenham este perfil, e para garantir a justiça, a optamos por priorizar os atletas amadores”.

A Olimpíada é uma realização da Associação Cultural e Desportiva Vem Brincar Capoeira em parceria com o Governo do Estado através das secretarias de Políticas Afrodescendentes (Seafro), Desporto e Lazer (Sedel), Educação (Seed), e Inclusão e Mobilização Social (Sims). A abertura será no dia 31, às 17h, no ginásio Avertino Ramos, com apresentação das equipes. As comunidades disputam troféus e medalhas e a comunidade que garantir o maior número de premiações, recebe R$ 5 mil em dinheiro. Para a Musa e Mister a premiação é de uma moto modelo Biz.

Mariléia Maciel

Assessoria de Imprensa/ Associação Vem Brincar Capoeira

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.