Prefeitura de Macapá promove ação de saúde para meninas assistidas por projeto social

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) promoveu uma ação especial voltada para 39 alunas de escolas públicas em situação de vulnerabilidade social assistidas pelo projeto “Sonho de Menina”, da Polícia Militar. As participantes e suas mães puderam realizar consultas médicas, atendimento odontológico, vacina, exames de PCCU, além de educação em saúde.

De acordo com o coordenador de Policiamento Escolar, tenente Alex Sandro, os critérios para participar do projeto são: ser de baixa renda, estar matriculada na rede pública de ensino, ter bom desempenho escolar ou precisar de um incentivo para continuar os estudos. “Atendendo as ocorrências, observamos que muitas meninas nessa fase fugiam de casa para se relacionar com pessoas sem o consentimento da família. Percebemos que elas precisavam ter a autoestima resgatada, daí nasceu o projeto”.

“Contamos com vários parceiros para a realização do Sonho de Menina. E assim que entramos em contato com a Semsa, tivemos uma resposta positiva, o que é muito importante porque sabemos da vulnerabilidade social dessas famílias e muitas não chegam sequer a buscar os serviços de saúde. Estamos dando essa oportunidade para que elas tenham esse momento”, completou o tenente.

A coordenadora do Programa Saúde na Escola, Ellen Suellen, pontuou como positiva a atividade que integra as alunas aos serviços de saúde. “Assim conseguimos ampliar nossa área de atuação e sensibilizamos também as mães sobre a importância dos programas que desenvolvemos. É fundamental que a família faça parte desse processo mantendo aberto o diálogo com suas filhas e aqui também damos essas orientações”.

A participação no projeto é a realização de um sonho da estudante Edvania Oliveira, de 15 anos. “Sem dúvida, esse momento é um dos mais felizes, nunca imaginei ganhar essa oportunidade. A saúde também é fundamental, por isso sou muito grata a todos por esses serviços que estamos tendo acesso”.

Até chegar o grande dia do Baile de Debutantes, as estudantes participam de palestras, orientação vocacional, formação profissional, ensaios de danças e outros detalhes para a realização desse sonho.

Texto e fotos: Jamile Moreira/Asscom Semsa

Contato: 99135-6508

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.