Campanha arrecada doações para construir sede de projeto social no Amapá

Escola é a primeira a receber aulas da Orquestra Essência (Foto: Reprodução/TV Amapá)Uma campanha on-line pretende arrecadar em torno de R$ 200 mil para ajudar na compra de um terreno para a construção da sede da ONG Associação Educacional e Cultural Essência do Amapá.

Atualmente, a associação atende cerca de 400 alunos, por semana, nos cursos de musicalização, informática básica, corte e costura, canto e reforço escolar, nos quatro núcleos ativos, dois na Zona Norte de Macapá, um no Centro e um na Zona Oeste.

“Nós atendemos no Centro [de Mobilização Social] Arco-Íris, que é um prédio do governo, e nós precisamos de uma sede própria, ter condições para ampliar. E só vamos conseguir isso quando tivermos a nossa ‘casa’”, disse o diretor da associação, Elias Sampaio. A intenção, segundo ele, é de construir a nova sede na Zona Norte da capital.

Em junho de 2015, Sampaio havia relatado que a ONG poderia ser despejada do Centro de Mobilização. A Associação Educacional e Cultural Essência ganhou repercussão em nível nacional e internacional após ser premiada pelos projetos que oferecem serviços a comunidades carentes.

Uma das iniciativas da ONG, a orquestra Essência, que faz parte do Sistema de Bandas e Orquestras do Amapá, chegou a ser tema de reportagem especial no Fantástico. Além de aulas de música, a proposta oferece cursos de canto e informática. São quase 400 atendimentos semanais, segundo Sampaio.

Lucas Nunes, violonista da orquestra Camerata, passando instruções para criança da comunidade (Foto: Denise Muniz/G1)

“Dependemos desse espaço para que possamos realizar todas as nossas atividades. Queremos construir um auditório para apresentações além das salas para as aulas e oficinas que oferecemos”, explicou o diretor.

São aceitos qualquer valor a partir de R$ 10, recolhidos através de um site que arrecada doações online. Mais informações podem ser obtidas pelo email educar.essencia@gmail.com.

Determinados valores de doações dão direito a recompensas, como a gravação de uma música escolhida pelo doador e tocada por um aluno da Orquestra Essência.

Fabiana Figueiredo/G1 Amapá

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.