Rompimento de barragem: ginásio de Mariana já recebe doações para desabrigados

Da Agência Brasil Edição: Aécio Amado
O ginásio da cidade de Mariana já está recebendo doações para as famílias que perderam suas casas destruídas pela onda de lama e detritos que desceu da barragem de rejeitos da Mineradora Samarco que se rompeu hoje (5) e atingiu parte do distrito de Bento Rodrigues, a 23 quilômetros de Mariana, em Minas Gerais.

A professora Karina Barbosa, que mora em Mariana, disse à Agência Brasil que as informações sobre o acidente ainda são desencontradas. “Ainda não se sabe quase nada”, afirmou. “Olha, a cidade gira em torno da mineração. As pessoas estão apreensivas. Em frente ao ginásio está ficando bem cheio e está engarrafado’”, acrescentou.

Barragem
Onda de lama e detritos, que desceu da barragem  que se rompeu, atingiu parte do distrito de Bento Rodrigues, a 23 quilômetros de Mariana, em Minas GeraisDivulgação/Corpo de Bombeiros/MG

Douglas Couto, assessor da prefeitura, disse que as equipes de resgate estão em Bento Rodrigues, próximo ao local do acidente. “As famílias ainda estão no local. Elas vão ser trazidas para quadra de esportes de Mariana. As famílias perderam tudo. A lama tomou conta até da torre da igreja”, afirmou.

A prefeitura de Mariana pediu a colaboração da população no sentido doar principalmente Itens como roupas, colchões, água mineral e produtos de higiene pessoal são os mais importantes. Moradores vizinhos a Mariana também se mobilizam para arrecadar donativos.

De acordo com o capitão Thiago Miranda, do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, há uma morte confirmada até o momento. Trata-se de um homem que teve um problema cardíaco ao ver o desastre e faleceu. Segundo Miranda, o número confirmado de desaparecidos, até o momento, é de 16 pessoas.

“Agora, na parte da noite, está sendo feito um trabalho de contagem dos desaparecidos, de confirmação junto a parentes, amigos, colegas de trabalho que estavam próximos, para que tenhamos um número mais preciso de pessoas que ainda não foram encontradas”, disse Miranda aoRepórter Brasil, da TV Brasil.

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.