Pesquisa de remédio contra câncer receberá R$ 10 milhões

fosfoetanolaminaO ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Celso Pansera, anunciou nessa quarta-feira um plano de trabalho para a validação da molécula fosfo-etano-lamina, que pode vir a ser usada no tratamento do câncer.

Segundo Pansera, serão destinados R$ 10 milhões até 2017 para atividades ligadas à pesquisa do medicamento.

Os estudos vão ser conduzidos por laboratórios que têm parcerias firmadas com o ministério, além do Instituto Butantan e institutos ligados ao Ministério da Saúde.

A pasta vai apoiar que os testes clínicos com a fosfo-etano-lamina, usada no tratamento do câncer, sejam feitos rapidamente.

A declaração foi feita pela diretora do Departamento de Gestão e Incorporação de Tecnologias em Saúde, Clarice Petramale, em audiência pública na Câmara dos Deputados.

O medicamento, usado no tratamento do câncer, foi descoberto há 20 anos por pesquisadores da Universidade de São Paulo na cidade de São Carlos (SP), Mas, desde que foi proibido de ser distribuído, pacientes tiveram que recorrer à Justiça.

Na próxima segunda-feira, um grupo de cientistas vai apresentar um cronograma preliminar para a validação dos efeitos da molécula.

  • Assuntos: Saúde, Câncer

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.