Ancine renova apoio ao cinema brasileiro em eventos internacionais

Da Agência Brasil

Ancine anunciou a renovação de 2 programas voltados para a divulgação do cinema brasileiro no mundo. Foto: Reprodução

A Agência Nacional do Cinema (Ancine) anunciou nesta quarta-feira (6) a renovação de dois programas de apoio voltados para a divulgação do cinema brasileiro no mercado internacional. Conforme portarias publicadas no Diário Oficial da União, terão continuidade neste ano o Programa de Apoio à Participação de Filmes Brasileiros em Festivais Internacionais e de Projetos de Obras Audiovisuais Brasileiras em Laboratórios e Workshops Internacionais e o Programa de Apoio à Participação de Produtores de Audiovisual em Eventos de Mercado e Rodadas de Negócios.

O primeiro programa ajudou a viabilizar, ao longo do ano passado, a partipação de filmes e projetos brasileiros em um total de 70 eventos internacionais nos cinco continentes, com concessões diversas, como apoio financeiro, confecção e remessa de cópias legendadas. Segundo a Ancine, com a renovação, o programa vai incluirá este ano um número maior de eventos: 95 festivais internacionais e 35 laboratórios ou workshops.

De acordo com o regulamento, para cada evento internacional, o programa concede de três a sete apoios às produções cinematográficas brasileiras. O número maior de apoios fica para os três festivais considerados os mais importantes do circuito mundial: Cannes, na França, Veneza, na Itália, e Berlim, na Alemanha.

Já o Programa de Apoio à Participação de Produtores viabilizou, no ano passado, a presença de 157 profissionais em 19 eventos internacionais – 11 na Europa, quatro na América do Norte, um na África, um na Ásia e dois na América do Sul. Podem requerer o apoio desse programa representantes de empresas produtoras brasileiras independentes registradas na Ancine que tenham ao menos um Certificado de Produto Brasileiro emitido em um prazo de 18 meses antes do evento pretendido, ou um projeto em processo de realização cadastrado no Sistema de Apoio às Leis de Incentivo à Cultura.

Cada empresa poderá ser contemplada com no máximo três apoios por ano. As solicitações devem ser feitas no prazo máximo de 45 dias antes do início do evento.

Maiores informações sobre os regulamentos dos dois programas estão disponíveis no site da Ancine.

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.