Calendário ilustrado por obras do artista Rui Machado será lançado nesta quinta

Obras de artes que recriam diversas versões da Terra e enfatizam a necessidade de preservação do meio ambiente, da exposição "Pachamama", do artista plástico Rui Machado, ilustram um calendário de 2016 que será lançado nesta quinta-feira (21), às 19h, pelo grupo empresarial Dislub Equador e a Associação PanAmazônia, na Pizzaria Loppiano, localizada na Rua Major Gabriel, bairro Praça 14 de janeiro.

Reconhecido nacionalmente por retratar de forma particular o universo amazônico, Rui Machado é um dos mais renomados e premiados artistas do Amazonas. Na série de obras escolhidas para o calendário, ele surpreende com diferentes olhares sobre o planeta Terra.

“As páginas são ilustradas por versões da Terra. Nelas, eu recrio o mundo de diversas formas: verde, florido, poluído, desmatado, com artefatos indígenas, com peças pré-colombianas, entre outros. São concepções que chamam a atenção para a necessidade de proteger, cuidar e acima de tudo amar o nosso chão”, explica Rui, que também é poeta e compositor.

Todo o material artístico foi criado pelo amazonense para a exposição Pachamama, realizada entre 2014 e 2015. O termo, que dá nome a mostra, se refere a uma "divindade" relacionada com a terra, a fertilidade e o feminino.

Será o primeiro calendário lançado pelo Grupo Dislub Equador em parceria com a Associação PanAmazônia, entidade que prega a integração entre países da Amazônia como instrumento de desenvolvimento regional. O principal objetivo é promover a cultura amazônica e os artistas da região.

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.