Marabaixo da Juventude realiza programação religiosa e cultural em honras a São José

No período de 10 a 19 de março, a Associação Cultural Devotos de São José, conhecido popularmente como “Marabaixo da Juventude”, realiza uma extensa programação em horas ao santo padroeiro do Amapá.

A abertura oficial da programação aconteceu ontem (10) com a realização de missa na Igreja de São Benedito no bairro do Laguinho, após a missa, a imagem de São José foi em seguida a imagem de São José foi levada para a casa da senhora Terezinha de Jesus Waldeck de Souza, moradora do conjunto Laurindo Banha, onde houve novena com ladainha e Marabaixo.

“Estou muito orgulhosa de conseguir trazer a imagem de São José para a minha casa, pois geralmente ela fica nas casas do bairro central, também fico muito feliz pela presença de tantas pessoas que acompanharam a imagem, a festa do padroeiro de Macapá é para todos nós”, ressaltou Dona Terezinha, devota de São José.
“Agradeço ao meu grupo, o Marabaixo da Juventude, pelo esforço de manter viva essa tradição em honras ao padroeiro São José, me sinto orgulhosa dessa juventude que está comigo nessas e outras atividades desenvolvidas ao logo do ano”, disse dona Naíra Sena.

Nos próximos dias serão realizadas novenas em casa de famílias tradicionais nos bairros do Laguinho, Centro, Santa Rita e Jesus de Nazaré, sempre com início às 18h e encerramento com rodas de Marabaixo.
No dia 19, data em que se comemora o Dia de São José, a programação será encerrada com a realização missa na Catedral de São José e procissão que conduzirá a imagem do padroeiro à Igreja de Nossa Senhora da Conceição pela manhã, no final da tarde haverá roda de Marabaixo e jantar na casa da senhora Naíra Sena e família que fica na Avenida Ernestino Borges, 705, bairro do Laguinho.

Dia de São José

O Dia de São José é comemorado anualmente em 19 de março, esta é uma data religiosa, que celebra a figura do pai terreno de Jesus Cristo e esposo de Maria, mãe de Cristo. José de Nazaré ou José, o Carpinteiro é um dos santos mais venerados pela Igreja Católica em todo o mundo.
São José é considerado o padroeiro das Igrejas Ortodoxa, Anglicana e Católica, além de ser também o “padroeiro dos trabalhadores” e também “padroeiro das famílias”. Em Portugal, o Dia de São José é também celebrado como o Dia do Pai.
São José é padroeiro do Amapá, onde recebe homenagens com músicas,e empresta seu nome à instituições, time de futebol, ruas e o monumentos históricos, como a Fortaleza de São José.
O amapaense homenageia o santo desde o surgimento de Macapá, que em sua fundação se chamou Vila de São José de Macapá. A Catedral também foi erguida em homenagem a São José, bem como a maior fortificação construída pelos portugueses às margens do Rio Amazonas. A história conta que toda essa homenagem vem do rei português Dom José I, que era devoto do santo.

A Associação Cultural Devotos de São José – Marabaixo da Juventude

Fundada em 2014, a Associação Cultural Devotos, o “Marabaixo da Juventude” surgiu pela ideia de jovens que participam do Marabaixo no Estado do Amapá. Daí em diante começaram a realizar reuniões agregando outros interessados na cultura popular é naquela que uma das maiores expressões da cultura amapaense, o Marabaixo.
Foi assim que no Ciclo do Marabaixo de 2014, Wendel Luan dos Santos Lima começou a incentivar outros dois membros, Fábio Jose do Espirito Santo Souza e Alexandre Conrado Queiroz do Nascimento para a formação do grupo, com isso a notícia se espalhou e a juventude começou a interagir entre as redes sociais, com o intuito da formação de um grupo só composto por jovens.
No dia 27 de novembro de 2014 fundaram o Grupo Marabaixo da Juventude e escolheram São José como protetor, como uma forma de fortalecer a festa do Padroeiro da cidade de Macapá.
Atualmente o grupo tem mais de 30 participantes, que levam a cultura do Marabaixo para as escolas, faculdades, universidades e outros, dando continuidade a história herdada dos mestres da cultura tradicional.
Além desse resgate cultural, o grupo Devotos de São José Marabaixo da Juventude tem um fiel compromisso com os festejos do Padroeiro São José, realizando todo dia 19 de cada mês uma ladainha nas casas de integrantes do grupo, na casa de famílias que tiveram uma graça alcançada, ou que está com integrante enfermo, com o objetivo de fortalecer a união do Grupo, a fé das famílias e valorizar as festividades em honras a São José.

PROGRAMAÇÃO – Festividade em honra a São José 2016.

10/03 (Quinta-feira)

ABERTURA

18h – Missa (na Igreja São Benedito)

NOVENÁRIO
11/03: (Sexta-feira)
18h – Novena na casa da senhora Joana Sacaca (Av. Professor Tostes ,967. Centro)
12/03 (Sábado)
18h – Novena na casa da família Gonçalves (Jesus de Nazaré)
13/03 (Domingo)
18h – Novena na casa da família Bacaba (Av. Ana Nery, Jesus de Nazaré)
14/03 (Segunda-feira)
18h – Novena na casa da senhora Eunice e Família (Av. José Tupinambá, Jesus de Nazaré)
15/03 (Terça-feira)
18h – Novena na casa da família Gaivota ( Rua Eliezer Levy, Laguinho)
16/03 (Quarta-feira)
18h – Novena na casa do senhor Guitinho e família ( Rua Eliezer Levy, Laguinho)
17/03 (Quinta-feira)
18h – Novena na casa da senhora Graça e família (Rua Eliezer Levy, Laguinho)
18/03 (Sexta-feira)
18h – Novena na casa da família Almeida (Av. José Antônio Siqueira, Laguinho)
19/03 (Sábado)
07h30min – Missa e procissão na catedral de São José
17h – Início do Marabaixo na casa da senhora Naíra e família. (Avenida Ernestino Borges, 705, bairro do Laguinho.)

Informações: Fábio Sacaca – Presidente do Grupo Marabaixo da Juventude
(96) 99104-0224
(96) 98807-4329

Texto e Fotos

Paulo Rocha

96 81167007

96 91981081

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.