Amapá registra segundo caso confirmado do Vírus Zika

A Sala Estadual de Situação para Coordenação e Controle do vetor Aedes Aegypti, coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), recebeu da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (CVS) a confirmação de mais um caso positivo de Vírus Zika no Amapá.

zika-mosquito-625x403
“Temos duas espécies de mosquito que pode transmiti-la [a doença] e altos níveis de pobreza que levam a viver em ambientes não sadios, perto de água parada”, ressaltou Hote, um dos diretores do Texas Children’s Hospital. Foto: Reprodução
As amostras estavam sendo analisadas pelo Instituto Evandro Chagas, no Pará, que encaminhou 7 resultados de PCR-RT para Vírus Zika, entre eles 1 deu positivo. Trata-se de um homem de 39 anos, também residente no município de Oiapoque, onde se conformou o primeiro caso. A amostra positiva foi coletada no dia 15 de setembro de 2015.

O município já foi notificado quanto à confirmação positiva do resultado. A Sala Estadual de Situação, que também é composta por Secretarias Municipais da Saúde, já repassou ao munícipio as orientações de bloqueio vetorial e para que intensifique as atividades de rotina, obedecendo ao que preconiza os protocolos do Programa Nacional de Combate ao Aedes Aegypti (PNCAA).

O primeiro caso positivo de Vírus Zika, analisado pelo Instituto Pasteur, na Guiana Francesa, foi validado pelo PNCAA. Com o segundo caso confirmado, a Vigilância em Saúde de Oiapoque investiga se os dois pacientes viajaram para outras regiões que tenham uma maior presença Vírus Zika. O Instituto Evandro Chagas deve encaminhar à CVS os resultados de mais amostras ainda nesta terça-feira, 5.

Uma grande ação de combate ao vetor organizada pela Sala de Situação amapaense, ocorrerá no dia 7 de abril, no bairro Nova Esperança, com abordagens educativas e também de inspeção domiciliares com tratamento focal para eliminar os possíveis criadouros.

Fonte: amapa.gov.br

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.