Sesa começa a distribuição no Amapá da vacina contra influenza

Poliana Tavares – A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), recebeu no fim da tarde de terça-feira, 6, a remessa de vacinas para a Campanha Nacional Contra a Influenza, encaminhadas pelo Ministério da Saúde ao Amapá. No total, 177 mil doses foram entregues à Coordenação de Imunização do Estado.

vacinaUma força tarefa montada pela Sesa possibilitou a entrega, no início da tarde de hoje, 6, de 86 mil doses da vacina para os órgãos responsáveis pela vacinação, na capital. O restante será enviado na quinta-feira, 7, aos demais municípios.

Na sexta-feira, 8, a Sesa vai reunir com os secretários municipais de saúde para que sejam alinhadas as estratégias de execução e o início da campanha de vacinação em cada cidade.

O coordenador da Vigilância em Saúde do Estado, Clovis Miranda,  reforça que só devem procurar os postos de vacinação as pessoas que integram os grupos prioritários. “A vacina é destinada a reduzir as complicações na população alvo, lembrando que são normas estabelecidas pelo Ministério da Saúde”, enfatizou.

Os grupos prioritários que receberão as primeiras doses da vacina, definidos pelo Ministério da Saúde, são crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes e mulheres que acabaram de ter neném, trabalhador de saúde, povos indígenas, pessoas com 60 anos ou mais, internos e  funcionários do sistema prisional, portadores de doenças crônicas não transmissíveis, e portadores de outras condições clínicas especiais como doença respiratória crônica, cardíaca crônica, renal crônica, hepática crônica, neurológica crônica, diabetes, imunossupressão, obesos, transplantados e portadores de trissomias.

Além da imunização, é importante que a população realize métodos de higiene. “A vacina é uma das formas de prevenir a gripe, mas é fundamental que as pessoas mantenham as medidas de higiene pessoal para evitar a infecção pelo vírus”, orientou Clovis Miranda.

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.