Projeto voltado para saúde atenderá comunidades carentes de Macapá

Comunidades carentes do município de Macapá irão receber atendimento gratuito de saúde a partir do próximo domingo (24). Uma equipe multiprofissional em saúde da Universidade Federal do Amapá

(Unifap), além de profissionais convidados, irão desenvolver ações de prevenção que abrangem algumas doenças com elevadas taxas de morbimortalidade como câncer do colo do útero, câncer de próstata, doenças crônicas (diabetes e hipertensão) e doenças parasitárias.

A ação será oferecida por meio do projeto de extensão: “Promoção, proteção e recuperação da saúde nas comunidades”, coordenado pela professora Clarissa Silva Lima, do colegiado de Farmácia. A primeira intervenção do projeto será na sede da Igreja Adventista do Sétimo, na Rodovia do Pacoval, 219, de 8h às 13h. A coordenação estima 12 profissionais atendam cerca de 400 pessoas neste domingo. O programa ainda conta com participação de acadêmicos da instituição.

A professora Mayara Pinheiro, uma das organizadoras da ação, explica que o projeto se diferencia por coletar, analisar e entregar os resultados dos exames para a população. “A equipe coleta o material biológico e, após análise das amostras processadas nos laboratórios da Universidade, volta à comunidade onde serão disponibilizados medicamentos e indicado tratamento prévio pelos clínicos que compõem a equipe”, explicou Mayara Pinheiro.

Inicialmente a intenção é promover atenção à saúde de comunidades em risco social uma vez ao mês até outubro, período em que finda a vigência do projeto de extensão acadêmica. Se for mantido o número de 400 pessoas atendidas todos os meses, no final do projeto a estimativa é de 2.800 atendimentos. Além do viés social, também busca-se a formação de profissionais responsáveis, éticos e que tenham a correta adequação dos conhecimentos acadêmicos à realidade socioeconômica da região.

“Nós queremos desenvolver o senso crítico e inovador diante de problemas e diferentes realidades. Vamos trabalhar as estruturas curriculares que integrem conhecimentos de forma interdisciplinar, na teoria e prática”, explicou a professora Mayara Pinheiro.

Kleber Soares
Assessoria de Comunicação
Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)
3312-1704

Serviço:
Data: 24 de abril 2016
Local: Igreja Adventista do Sétimo, na Rodovia do Pacoval 219.

Horário: de 8h às 13h.
Contato: professora Mayara Pinheiro: 99161-2661

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.