BR-210 no Amapá é fechada em protesto contra quedas de energia

O problema das constantes quedas de energia provocou uma série de protestos na cidade de Pedra Branca do Amapari, a 183 quilômetros de Macapá. São pelo menos seis dias com cortes constantes na energia elétrica, com prejuízos para comerciantes, prédios públicos e na educação, onde os alunos estão sendo dispensados mais cedo por falta de luz.

Entre as manifestações, moradores da cidade queimaram pneus e interromperam o tráfego na BR-210 na tarde de domingo (5). A rodovia federal é a única ligação do município com a capital Macapá. O trecho foi liberado minutos depois com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no mesmo dia.

Sobre o problema das interrupções, a Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) explicou que a característica da região, com muitas árvores entre os cabos de transmissão, provoca constantes acidentes, muitos deles em áreas de difícil acesso. As fortes chuvas causam o contato entre os galhos e os cabos causando o curto-circuito.

Ainda de acordo com a CEA, a solução para o problema depende de decisão judicial, pois há mais de um ano a estatal teria contratado através de licitação uma empresa para atuar na manutenção e cortes de galhos nessas áreas, porém as empresas que perderam a disputa entraram com recurso, que está em tramitação. Com isso, não há previsão para início.

John Pacheco
Do G1 AP

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.