Unifap oportuniza bolsas de iniciação científica para estudantes do ensino médio

Estão abertas as inscrições para o edital de iniciação científica “Programa de Iniciação Científica Júnior em nível de Ensino Médio (Pibic-EM/CNPq)”, da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propespg) da Universidade Federal do Amapá (Unifap), voltado para estudantes do ensino médio das escolas públicas. A inscrição segue até 30 de junho, exclusivamente via internet, no site do Departamento de Processos Seletivos e Concursos (Depsec), link https://depsec.unifap.br/.

O requisito básico para concorrer à seleção é ser indicado por um docente efetivo da Unifap para compor a equipe do projeto de pesquisa como bolsista, já que a inscrição é realizada pelo professor, e ser selecionado pelo processo.

O Pibic-EM oferta 15 bolsas de iniciação científica, no valor de R$ 100 mensais. O programa terá duração de 12 meses, com vigência de agosto de 2016 a julho de 2017.

O estudante precisa estar regularmente matriculado no ensino médio de escolas públicas e não ter vínculo com o mercado de trabalho para concorrer às bolsas. Além disso, o candidato deve procurar um professor efetivo da Unifap, com titulação mínima de especialista e que coordene ou integre um projeto de pesquisa institucionalizado e anexar os documentos listados no edital.

O edital completo e anexos estão disponíveis no link http://www.unifap.br/public/index/view/id/7433.

 

Nível superior

Outra oportunidade de inserção na iniciação científica lançada pela Propespg é o Programa Voluntário de Iniciação Científica (Provic), para discentes dos cursos de graduação da Universidade que queiram ser voluntários de iniciação científica. O programa tem duração de 12 meses, com vigência de agosto de 2016 a julho de 2017.

Para concorrer, o candidato deve estar regularmente matriculado em uma graduação da Unifap, com conceito de rendimento geral (CRG) igual ou superior a 60%. No ato da inscrição devem ser anexados o Plano de trabalho do aluno (Anexo I do edital) e os documentos listados no Edital.

O acadêmico deve procurar um professor efetivo da Unifap, com titulação mínima de especialista e que coordene ou que integre um projeto de pesquisa institucionalizado no Departamento de Pesquisa (DPq), com cronograma de execução ativo. A inscrição só pode ser efetivada pelo professor orientador.

A íntegra do edital e anexos pode ser conferida no link http://www.unifap.br/public/index/view/id/7432.

 
 Jacqueline Araújo

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.