Boi Garantido abre nesta sexta-feira primeira noite do Festival de Parintins

Falta pouco para o início de mais um Festival Folclórico de Parintins, no Amazonas, um dos maiores espetáculos a céu aberto do mundo. E será vermelha a abertura do evento, nesta sexta-feira (24). O sorteio da ordem das apresentações foi realizado no início da tarde de hoje (23). Ficou definido que o Garantido vai abrir as duas primeiras noites, e o Caprichoso vai fechar.

Na terceira e última noite, no domingo (25), o boi azul abre e o vermelho encerra o festival. O sorteio ocorreu em três rodadas e em todas o Caprichoso, que tenta o bicampeonato, tirou a bola maior, podendo assim escolher como gostaria de se apresentar. O presidente do Garantido, Adelson Albuquerque, aprovou o resultado.

“Se tivesse oportunidade de ter escolhido, seria desse mesmo formato. Para nós foi uma felicidade muito grande ocorrer dessa forma. O Garantido é grandioso. O Conselho de Arte já havia pedido dessa forma e, graças a Deus, deu tudo certo. Vamos para a vitória. Não tenha dúvida disso”, afirmou Albuquerque.

Segundo o vice-presidente do Caprichoso, Rossi Amoedo, as escolhas foram estratégicas. “A primeira noite é uma questão estratégica. Abrir o festival é ruim, é tenso. Fechar não. Você já analisou o adversário, consegue trabalhar em cima dele, pensar em soluções. A escolha foi muito bem pensada por nós e pelo conselho. Muita gente viaja domingo à noite e precisa retorna para Manaus, porque grande parte dos torcedores do boi é da capital”, acrescentou.

Para quem não é Garantido ou Caprichoso, como Edna Jurema Bezerra, 61 anos, moradora de Manaus, não importa a ordem de apresentação. Ela, que já participou de pelo menos sete festivais, se define como “Garanchoso”. “Sou garanchoso, porque um ano ganha um, outro ano ganha outro. Não vou sofrer com isso. Para mim o que ganhar é festa.”

As apresentações começam nesta sexta-feira, às 20h. Nos dois primeiros dias, os 21 itens serão avaliados. Por causa da falta de recursos do governo do Amazonas para o festival de Parintins, os dois bois chegaram a anunciar que a terceira noite não contaria pontos.

Eles iriam aproveitar o material das apresentações anteriores como forma de reduzir custos. Mas, por uma questão de segurança e para não prejudicar os torcedores, eles voltaram atrás e definiram que sete itens vão ser contabilizados no último dia do festival.

Bianca Paiva – Correspondente da Agência Brasil Edição: Armando Cardoso

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.