Nasa alerta para riscos de incêndios na Amazônia

Cientistas da Agência Espacial Norte Americana levaram em consideração as consequências do fenômeno El Niño

 

O Portal Observatório da Terra da Agência Espacial Norte Americana (Nasa) traz um alerta para o alto risco de incêndios florestais na Amazônia durante a estação seca que começou em julho e vai até outubro. A pesquisadora do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) Liana Anderson, explica que os cientistas da Nasa levaram em consideração as consequências do fenômeno El Niño.

“O estudo que eles fizeram é baseado nos dados de temperatura do Pacífico tropical relacionado ao aquecimento das águas, conhecimento como El Niño e do Atlântico”, explica.

Ela destaca ainda que um estudo do Cemaden, complementar ao da Nasa,  relaciona além da limpeza de pastagem, o uso do fogo no manejo da vegetação secundária. A pesquisa brasileira traz ainda uma relação dos incêndios florestais com o desmatamento. Segundo Liana Anderson, o processo de corte e queima ainda é a forma tradicional de abertura de novas áreas na Amazônia.

Ainda segundo a pesquisadora, os governos estaduais precisam investir no desenvolvimento de técnicas que auxiliem os agricultores rurais para que eles não precisem fazer o uso do fogo para trabalhar a terra.

EBC

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.