AM: municípios decretam situação de emergência por causa da seca

O agravamento da falta de chuva na região é provocado pelo El Niño

Os municípios amazonenses de Apuí, Anamã e Guajarádecretaram situação de emergência por causa da estiagem. Os decretos estão publicados no Diário Oficial dos Municípios.

Em Apuí, no sul do Estado, a escassez de chuvas nos últimos meses provocou o desaparecimento de pequenos rios e cursos de água.

A estiagem também afeta rios como o Madeira, fundamental na trafegabilidade da região. O baixo nível do rio está impedindo a navegação de balsas, provocando o isolamento do município e dificultando a chegada de alimentos na cidade.

A situação se repete em Anamã, a 129 quilômetros de Manaus. O decreto de emergência, além de declarar a situação anormal no município, autoriza a convocação de voluntários para atuar em ações de apoio aos atingidos pela seca.

Guajará, que já estava em alerta, reforçou a preocupação com a falta de chuvas. Esta é a pior seca dos últimos 10 anos e afeta principalmente a zona rural do município. A cidade também enfrenta o desabastecimento de comida e sente os impactos da seca na agricultura, na pecuária e no extrativismo.

Pelo menos 10 municípios amazonenses permanecem em estado de alerta.

Segundo o Ministério da Agricultura, as precipitações da estação chuvosa na Amazônia, verificadas no último trimestre de 2015, diminuíram cerca de 50% comparadas a média normal.

O agravamento da falta de chuva é provocado pelo El Niño, uma anomalia climática que causa o aquecimento do Oceano Pacífico.

EBC

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.