Crianças exibem processos criativos em Dança Contemporânea no Café Teatro

Mostra faz parte do “Brincar/Dançar/Jogar/Criar” e antecede primeira edição dos Diálogos do projeto, com Francisco Rider e Uxa Xavier, nesta sexta, dia 7

Crianças participantes do “Brincar/Dançar/Jogar/Criar” apresentam uma mostra de processos criativos em Dança Contemporânea nesta sexta-feira, dia 7, às 14h, no Les Artistes Café Teatro. A exibição reúne processos de criações autorais desenvolvidas por meninos e meninas de Manaus, a partir de materiais investigados nas oficinas do projeto. Após a mostra, haverá a primeira edição dos Diálogos da iniciativa, com Francisco Rider e Uxa Xavier. A entrada é franca.

“Brincar/Dançar/Jogar/Criar: Oficinas, Processos Criativos e Diálogos” é uma iniciativa do Projeto Cênica Corporal Uma, do artista amazonense Francisco Rider. O projeto foi contemplado com o prêmio Funarte Klauss Vianna de Dança 2014, e tem apoio cultural da Secretaria Municipal de Educação de Manaus (Semed), do Curso de Dança da Escola Superior de Artes e Turismo da Universidade do Estado do Amazonas e do Centro de Artes da Ufam (Caua).

Na mostra, os meninos e meninas com idades de 7 a 12 anos apresentam um pouco do que vivenciaram nas oficinas do “Brincar/Dançar/Jogar/Criar”. As formações vêm sendo realizadas desde o dia 19 de setembro e buscam apresentar as crianças à linguagem da Dança Contemporânea, explorando práticas e vivências do cotidiano infantil também presentes nos processos artísticos contemporâneos, como improvisos, jogos e brincadeiras.

Criações em processo
Um dos nomes à frente das oficinas, Rider assinala que os trabalhos das crianças não são produções acabadas. “Não é um festival de performances ou espetáculos, mas uma demonstração de processos artísticos delas. Não há um compromisso de dar certo, como num espetáculo adulto. O trabalho das crianças não terá figurino ou iluminação, o que veremos são seus procedimentos criativos em execução”, explica ele.

Rider, também idealizador do projeto, destaca que a proposta é “fazer uma ponte entre a Dança Contemporânea enquanto linguagem artística e o universo lúdico das crianças”. “Por meio de atividades que já fazem parte do universo de meninos e meninas, vamos abrindo a percepção deles para os processos e questões da Dança Contemporânea”.

As oficinas do “Brincar/Dançar/Jogar/Criar” iniciaram com mediação de Francisco Rider, do Projeto Uma (AM), de 19 a 30 de setembro, e seguiram tendo à frente Uxa Xavier, da Cia. Lagartixa na Janela (SP), desde o último dia 3. As atividades acontecem na Escola Municipal Maria das Graças Andrade Vasconcelos, Aldeias Infantis SOS Manaus, no Alvorada.

Diálogos e lançamento
Após a mostra, acontece a primeira edição dos Diálogos do “Brincar/Dançar/Jogar/Criar”, com a participação de Francisco Rider e Uxa Xavier. Interlocutores nas atividades de formação do projeto, eles irão compartilhar com o público um pouco de suas percepções sobre o trabalho desenvolvido com meninos e meninas de Manaus ao longo das últimas semanas, e sobre o resultado apresentado na mostra de processos criativos.

Após o encontro, Uxa fará o lançamento em Manaus de “Mapas para dançar em muitos lugares” (2014). O livro, organizado por ela, reúne textos e um registro da performance “Poemas cinéticos”, oferecendo proposições de dança para que crianças e adolescentes possam criar suas próprias performances em espaços por onde transitam ou ocupam.

“O eixo do livro é essa nossa primeira performance, e os elementos que investigamos para sua composição se transformaram em proposições abertas para o leitor dançante. O livro tem um CD com trechos da performance e pequenos capítulos que são as proposições”, explica ela.

As ações do “Brincar/Dançar/Jogar/Criar” seguem com a segunda e última edição dos Diálogos no sábado, dia 8, às 14h, no Caua, no Centro. Participam do encontro Uxa Xavier; Selma Bustamante, atriz e diretora do Grupo Baião de Dois (AM); Ecila Mabelini (AM), pesquisadora e doutoranda em Literatura Infantil e Juvenil; e Gandhy Piorski (CE), artista visual e pesquisador do imaginário infantil, que também será o mediador nas duas edições dos Diálogos.

QUEM SÃO
FRANCISCO RIDER é um artista independente, nascido em Manaus. Sua formação artística se deu entre Rio de Janeiro, São Paulo e Nova York, onde viveu entre 1986 e 2006, em instituições como Escola Maria Olenewa (RJ), The Center for Movement Research e Trisha Brown Dance Company (NY). Desenvolve há 20 anos a Pesquisa Cênica Corporal Uma, explorando as linguagens da Dança Contemporânea e das Artes Visuais.

UXA XAVIER é professora de dança para crianças há mais de 30 anos. É membro do Council Internacional Dance (CID) da Unesco e professora convidada no Curso de Teoria e Prática em Arte e Educação da ECA-USP na linguagem de dança. Integrou o Fórum Paulista de Cultura da Infância entre 2008 e 2009. Atualmente dirige o Lagartixa na Janela, grupo de pesquisa e criação em Dança para espaços públicos/Dança em contexto e Educação, iniciado em 2010.

SERVIÇO
Projeto “Brincar/Dançar/Jogar/Criar” – Mostra de Processos Criativos de Crianças + Diálogos com Francisco Rider e Uxa Xavier

Les Artistes Café Teatro, avenida Sete de Setembro, 377, Centro de Manaus
Sexta-feira, dia 7, a partir das 14h
Entrada gratuita
Mais informações pelo Facebook.com/brincardancarjogar

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.