Sebrae lança projeto voltado para sustentabilidade

A programação é uma forma educativa de estimular e reunir a família dos colaboradores do Sebrae para refletir sobre a importância da cultura da sustentabilidade e o consumo consciente

Andréa Maciel

O Sebrae, por meio da Unidade de Soluções Inovadoras e Competitivas (Unic) realiza programação com Blitz Ambiental, Piquenique Verde e diversas ações que despertam a reflexão sobre o consumo responsável e mudanças de hábitos em casa e no trabalho. A iniciativa faz parte do Projeto Praticando Sustentabilidade – Casa, Trabalho e Vida.

O Projeto Praticando Sustentabilidade – Casa, Trabalho e Vidatem como objetivo, promover um conjunto de ações voltadas para a temática de sustentabilidade a serem aplicadas pelo Sebrae. As ações desenvolvidas visam sensibilizar os colaboradores e prestadores de serviços e suas respectivas famílias sobre a importância dos temas, assim como proporcionar uma reflexão associada a adoções de práticas sustentáveis no dia a dia de casa, do trabalho e da vida.

Segundo a gerente da Unic no Sebrae, Rejane Reis, uma das principais ações do Projeto é a Blitz Ambiental, seguida de Consultoria de Organização que acontece no dia 1º de novembro, das 8h às 12h. “O principal objetivo é sensibilizar os colaboradores do Sebrae com a realização do descarte adequado de materiais para reciclagem e/ou reutilização. Além de orientação e utilização de técnicas de organização dos ambientes com intervenção de um consultor personal organizer”, explica a gerente da Unic no Sebrae, Rejane Reis.

Concurso

Outra grande ação é o ‘Concurso Atitude Sustentável’ que propõe a produção de vídeos caseiros para mostrar as atitudes sustentáveis realizadas no ambiente residencial, envolvendo o participante inscrito e sua família. O vídeo deve evidenciar pelo menos 01 (um) dos 3Rs da Sustentabilidade – “Reduzir”, “Reutilizar” e “Reciclar”.

O registro em formato de vídeo deve demonstrar pelo menos um (1) dos 3 Rs da Sustentabilidade que são: Reduzir, Reutilizar e Reciclar. O primeiro R, consiste em ações que visem a diminuição da geração de resíduos, seja por meio da minimização na fonte ou por meio da redução do desperdício; o segundo, incentiva a reutilização de produtos já usados dando uma nova função/uso a eles. Quanto ao terceiro R, este aborda a reciclagem, a transformação física ou química de um material para que seja reutilizado sob forma original ou como matéria-prima para a produção de novos materiais.

O período de inscrição está aberto e segue até o dia 28 de outubro, também encerra o período de envio dos vídeos. A divulgação do resultado será no dia 1º de novembro, com a premiação dos 3 primeiros lugares.

Piquenique

O último evento do Projeto Praticando Sustentabilidade é o Piquenique Verde, que acontece no dia 1º de novembro, das 16h às 18h, o qual promove ações socioambientais, educacionais e culturais, além de proporcionar a troca de experiências, convívio social e celebração entre amigos e familiares.

Portas Abertas

O Projeto Praticando Sustentabilidade – Casa, Trabalho e Vida também conta com as ações ‘Portas Abertas’, onde o Sebrae recebe os filhos dos colaboradores para realizarem uma visita guiada pelas instalações da instituição, a oficina “Nosso Planeta, Nossa Casa’, que promove conhecimentos sobre sustentabilidade de forma descontraída, com jogos, dinâmicas, leituras e atividades interativas, e a Sessão Vídeo e Pintura ‘Nosso Planeta, Nossa Casa’, onde são exibidos vídeos educativos e pinturas de desenhos voltados para o tema de sustentabilidade, às crianças da faixa etária de 2 a 6 anos. Estas ações aconteceram no início do mês de outubro.

Programação

Data: 28 de outubro – Sexta-Feira

Local: Sede do Sebrae em Macapá

Encerramento das inscrições e envio de material

Data: 1º de novembro – Terça-Feira

Evento: Blitz Ambiental + Consultoria de Organização

Hora: Das 8h às 12h

Local: Sede do Sebrae em Macapá

Evento: Piquenique Verde, premiação dos vencedores do Concurso Atitude Sustentável e encerramento da ação

Hora: Das 16h às 18h

Local: Sede do Sebrae em Macapá – Sala do Conhecimento.

 

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.