Betsy DeVos confirmada pelo Senado como secretária da Educação

Foi preciso o vice-presidente Mike Pence desempatar a votação no Senado, graças às regras que lhe dão esta possibilidade em caso de empate, depois de duas senadoras republicanas votarem contra.

Betsy DeVos estava na frente do movimento em defesa da possibilidade de escolher as escolas, defendendo, por exemplo, contratos de associação e cheques ensino como alternativa às escolas públicas. Foto: Reprodução

Depois de semanas de ansiedade e de uma das mais contestadas nomeaçaões dos últimos anos, Betsy DeVos foi confirmada no Senado, graças ao voto de qualidade que permite ao vice-presidente, enquanto presidente do Senado, desempatar uma votação quando esta termina empatada.

Cinquenta votos a favor, cinquenta votos contra. Tantos quanto se esperavam. O resultado no Senado permitiu ainda assim a Betsy DeVos, a milionária cujos filhos nunca andaram numa escola pública e cuja família, e a própria, financiaram o Partido Republicano durante décadas.

Os republicanos até tinham votos suficientes para aprovar à primeira, sem celeuma, a nomeação de Betsy DeVos, já que têm atualmente 52 dos 100 lugares possíveis. No entanto, as senadoras republicanas do Maine, Susan Collins, e do Alaska, Lisa Murkowski, anunciaram que iriam votar contra, colocando a escolha de Donald Trump na posição de ser a primeira pessoas a ser chumbada em 28 anos.

Como já é habitual, Donald Trump usou o Twitter para comentar o caso, dizendo que os democratas estavam a tentar garantir a manutenção de um status quo falhado.

Betsy DeVos estava na frente do movimento em defesa da possibilidade de escolher as escolas, defendendo, por exemplo, contratos de associação e cheques ensino como alternativa às escolas públicas, ideias que lhe têm valido uma forte oposição da parte das escolas, dos sindicatos e de muitos democratas.

Observador

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.