Aranhas comem duas vezes mais presas animais do que humanos em um ano

O consumo gira em torno de 800 milhões de toneladas, contra 400 milhões dos humanos

Aranha da espécie Brachypelma smithi. Foto: Wikipédia

Uma pesquisa publicada na periódicoThe Science of Nature mostrou que as aranhas do mundo todo consomem em torno de 800 milhões de toneladas de presas por ano. O número é quase duas vezes maior do que o dos humanos: em pesquisa feita pela Organização das Nações Unidas pela Agricultura e Alimentação, todos os seres humanos da Terra consomem 400 milhões de toneladas de carne e peixe anualmente.

A maioria de suas presas são insetos, mas algumas espécies de aranha também se alimentam de animais vertebrados, como sapos, pássaros e lagartos. O apetite delas supera até mesmo o das baleias, que se alimentam entre 280 a 500 milhões de toneladas por ano.

Os cientistas da Universidade de Basel e de Lund, na Suécia, explicam que o estudo mostra o quanto as aranhas são necessárias ao equílibrio natural do ecossistema. “Junto com outros insetívoros, como as formigas e pássaros, eles ajudam a diminuir a densidade de populaução de insetos de forma significativa” conta o Martin Nyffeller, um dos cientistas do grupo.

Continue lendo no site da Galileu

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.