Sábado é dia de Feira Agroecológica no Park Vieiralves

A partir das 06h deste sábado (18), os consumidores poderão adquirir frutas, verduras, hortaliças, mudas de plantas ornamentais e medicinais, pescado, óleos, artesanato entre outros produtos de origem florestal e sem químicos, no Park Vieiralves, durante a Feira da Agricultura Familiar (Agroufam).

Os próprios produtores e artesãos farão as vendas e interação com os clientes, possibilitando que os preços sejam mais baratos comparado aos mercados convencionais. A feira será até às 13h e a entrada é gratuita. O Park Vieiralves está localizado na Rua Rio Madeira, 450A, bairro Nossa Senhora das Graças.

Nesta edição, participarão produtores de comunidades dos municípios de Iranduba, Careiro da Várzea, Maués, Rio Preto da Eva, artesãos do Igapó-Açu (na BR 319), Comunidade Maroága, em Presidente Figueiredo e também da região rural de Manaus.

Artesanato

Além de encontrar hortaliças, alguns tubérculos como cará, batata doce e produtos de fruticultura, produzidos de forma orgânica, o público presente também poderá conferir produtos artesanais de origem florestal, tendo como matéria-prima madeiras, cipós e sementes.

Os produtos manufaturados e confeccionados de modo artesanal, como os trabalhos de cestarias e outros tipos de artesanatos, ficarão expostos também durante à noite, a partir das 18h, quando o Park Vieiralves funciona com food trucks e bike foods oferecendo diversas opções de comida.

Fitocosméticos

Cremes, óleos massageadores, sabonetes entre outros cosméticos também terão espaço durante a Agroufam. Extraídos do óleo de andiroba e copaíba, os novos fitoterápicos e fitocosméticos criados pelo pesquisador Raimundo Lima da Luz, em laboratórios da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), serão apresentados ao público da feira.

“São clareadores de pele, repelentes naturais, sabonete e cremes de tratamento sem aditivos químicos. Além da venda, também vou fazer apresentação dos produtos aos clientes, que é uma linha nova no mercado e que têm chamado muita atenção do público”.

 

Agroufam no Park

A feira Agroufam, lançada em 2014, é um projeto de organização social fruto do Programa Estratégico para Transferência de Tecnologias para o Setor Rural (ProRural), desenvolvido pelo Núcleo de Socioeconomia da Universidade Federal do Amazonas (Nusec).

Tradicionalmente, acontece nas dependências da Ufam. Porém, desde o sábado passado (11), a feira está ainda mais perto dos consumidores, no espaço Park Vieiralves, na Zona Centro-Sul de Manaus, a partir das 6h.

Asscom JACC Economia Criativa

Raquel Mendonça

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.