Como a diabetes aumenta o risco de infarto

Açúcar destrói células que envolvem vasos sanguíneos, diz estudo. Achado reforça a importância do tratamento e do diagnóstico precoce da condição

Saúde!Brasileiros

O coração morre quando “estradas” que levam o sangue estão bloqueadas. Foto ilustrativa/Ingimage

Além do tabagismo, hipertensão e colesterol elevado, a diabetes não tratada agora é vista como um sólido fator de risco para o infarto. Estudo alemão demonstra que diabéticos têm risco maior de sofrer um ataque cardíaco que não-diabéticos. A relação foi publicada no Journal of the American College of Cardiology.

O infarto do miocárdio ocorre quando o músculo cardíaco deixa de receber sangue e oxigênio. Sem isso, o coração ou parte dele morre. Geralmente, o susto ocorre pelo bloqueio de artérias e veias que servem de “estrada” para o sangue.

No caso de condições como o colesterol alto, o bloqueio ocorre por gordura. No caso da diabetes, os cientistas demonstraram que níveis elevados de açúcar podem “quebrar” os vasos. Isso porque o açúcar mata os pericitos, células que envolvem os vasos e lhe conferem força e estabilidade.
Como foi feito o estudo

Cientistas compararam os vasos sanguíneos de pacientes com e sem diabetes submetidos a transplantes cardíacos. Conclusão: os diabéticos apresentam menos vasos ao redor do coração que não-diabéticos. A pesquisa foi complementada com experimentos com animais e o teste confirmou a hipótese de que a diabetes diminui a quantidade de vasos.

Continue lendo no site Brasileiros

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.