Asteroide passa próximo à Terra

Segundo a NASA, um asteroide passou “próximo” a Terra nesta quarta-feira (19) medindo mais de 600 metros de diâmetro.

Chamado 2014-JO25, o asteroide teria passado a 1,8 milhão de quilômetros da Terra, algo comparado a cinco vezes a distância entre o planeta e a lua, ou seja, 1.549.719 km. Seu tamanho é de aproximadamente 650 metros. A agencia espacial americana “Apesar de não existir possibilidade do asteroide colidir com o planeta, chegara muito próximo, sendo um objeto deste tamanho”.

Em 2004, um asteroide menor, medindo 4,6 km de comprimento por 2,4 km de largura, com formato comparado ao de um amendoim, chamado Toutatis, passou perto do planeta, quatro vezes comparada a distância entre a Terra e a Lua.

A NASA confirmou que não haveria riscos durante 558 anos, após ter a possibilidade de passar muito perto, numa distância bem menor. A passagem de 19 de abril, será visível por um pequeno telescópio durante uma ou duas noites, e é considerada uma dadiva para os astrônomos adoradores do céu.

A direção ao planeta Terra foi dada através do desvio feito ao Sol. Após esta passagem seguira até Júpiter.

A próxima visita de um objeto espacial deste tamanho, ou chegando próximo a essa dimensão, acontecerá após 2027, quando o asteroide 199-AN10, de 800 metros de diâmetro se aproximará a 380.000 km da Terra, comparando a distância (Terra/Lua)

Oficina da Net

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.