Roraima deve aumentar venda de carne bovina no país com reconhecimento de área livre de aftosa

Juliana Russomano

Roraima foi declarada livre da febre aftosa com vacinação pelo Ministério da Agricultura na última semana. A expectativa é de que até o ano que vem o estado seja reconhecido também internacionalmente pela Organização Mundial de Saúde Animal.

Com o reconhecimento nacional, Roraima pode comercializar carne bovina para quase todos os estados. A exceção é Santa Catarina, que é área livre da aftosa sem a utilização de vacina.

Roraima possui 784 mil cabeças de gado e, segundo o diretor do Departamento de Saúde Animal do Ministério da Agricultura, Guilherme Marques, o reconhecimento de estado como livre de aftosa é histórico.

Sonora: “Em relação a Roraima, a gente percebe que é um compromisso histórico. Eu tive oportunidade de ir várias vezes no estado onde o ministério tem se debruçado e dado todo apoio técnico e financeiro para que isso acontecesse. Bem como o estado, o setor privado encampou essa ideia, essa luta.”

A expectativa agora é que o Amazonas e o Amapá também sejam declarados nacionalmente como livres da doença com vacinação. Os dois estados são os únicos que ainda não possuem esse status.

EBC

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.