Um morre e dez ficam feridos após van atropelar fiéis perto de mesquita em Londres

Van avançou sobre fiéis na região de Finsbury Park, no norte de Londres, e uma pessoa foi presa. Incidente é tratado como ‘potencial ataque terrorista’, afirma premiê britânica, Theresa May.

Uma pessoa morreu e dez ficaram feridas após uma van atropelar pessoas perto de uma mesquita na madrugada desta segunda-feira (19) em Finsbury Park, no norte de Londres. O motorista foi contido pela população e preso pela polícia.

O incidente é tratado como “potencial ataque terrorista”, afirmou a primeira-ministra britânica, Theresa May. Segundo o coordenador da polícia anti-terrorismo, Neil Basu, o incidente tem todas as características de terrorismo.

O motorista jogou o carro sobre fiéis que deixavam uma mesquita à 0h20 (horário local, 20h20 de domingo em Brasília). A polícia não divulgou sua identidade, mas informou que se trata de um homem de 48 anos que foi levado para um hospital para uma avaliação de saúde mental.
Durante o Ramadã, mês sagrado para os muçulmanos, os fiéis jejuam do alvorecer até o anoitecer e costumam rezar até a madrugada.

A vítima que morreu é um homem, mas a polícia afirmou que ainda é cedo para dizer se a morte ocorreu devido ao atropelamento. “O ataque ocorreu quando o homem já estava recebendo primeiros socorros no local, e infelizmente o homem morreu”, afirmou Basu. “Qualquer ligação causal entre sua morte e o ataque fará parte da investigação. Mas é muito cedo para dizer se a sua morte foi resultado desse ataque”.

Dos dez feridos, duas pessoas foram atendidas no local com ferimentos leves e oito foram levadas a três hospitais – sendo que duas delas estão internadas em estado grave, segundo a polícia.

Todas as vítimas eram muçulmanas, segundo o coordenador a polícia anti-terrorismo. Ele disse que não há outros suspeitos nem relatos de ataque com faca, como chegou a ser reportado por alguns meios de comunicação.

O conselho muçulmano britânico (Muslim Council of Britain, em inglês) emitiu um comunicado em que “aparentemente, segundo relatos de testemunhas, o autor foi motivado por islamofobia”.

Segundo o documento, assinado pelo secretário-geral do conselho, Harun Khan, “nas últimas semanas e meses, muçulmanos enfrentaram muitos incidentes de islamofobia, e esta foi a manifestação mais violenta até o momento”.

O grupo alerta sobre o fim do mês do Ramadã para pedir que “as autoridades aumentem a segurança do lado de fora das mesquitas urgentemente”.

O prefeito de Londres, Sadiq Khan, afirmou que policiamento extra será enviado para proteger comunidades e que o atropelamento de Finsbury Park foi um ataque nos valores de tolerância, liberdade e respeito. Sadiq Khan, que é muçulmano, chamou o atropelamento “terrível ataque terrorista”.

Ataques recentes

No mês passado, uma explosão de bomba deixou 22 mortos e dezenas de feridos em show da cantora Ariana Grande, na cidade de Manchester, também no Reino Unido.
No início deste mês, outro ataque terrorista deixou dez mortos, entre eles sete vítimas e três suspeitos, que usaram uma van para atropelar pedestres na London Bridge e depois armas brancas para esfaquear pessoas no Borough Market.

Fonte: G1

 

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.