“Baleia” é achada encalhada nas margens do rio Sena, em Paris, e gera polêmica

Moradores e turistas da região central de Paris ficaram chocados ao encontrar o animal encalhado nas proximidades da Catedral de Notre Dame

A baleia cachalote é um grande mamífero carnívoro, conhecida em todo o mundo por ter inspirado o romance britânico “Moby Dick”, de autoria de Herman Melville. Comum no Mar Mediterrâneo, ela pode ser observada a partir de várias cidades europeias, porém, não havia registros da presença do animal nas águas do rio Sena , em Paris. Até que tudo mudou na última sexta-feira (21).

Na região central de Paris , moradores e turistas foram surpreendidos quando uma baleia apareceu encalhada nas margens do rio Sena. Com cerca de 17 metros, o animal chamou muita atenção nas proximidades da Catedral de Notre Dame, mas ninguém percebeu que a cachalote era, na realidade, feita de plástico.

Diversos cientistas forenses foram vistos trabalhando no local e, de acordo com o portal “Mirror”, Tom Kenis – que declarou ser da Associação Internacional das Baleias – explicou que o animal foi encontrado boiando no rio durante a madrugada, e que sonares e os barulhos de grandes cidades afetam o senso de direção da espécie ao navegar à noite, causando este tipo de incidente.

“Essa situação me deixa muito triste porque, para um animal como esse deixar o Atlântico e chegar aqui, significa que existe um problema. E qual é esse problema? É nossa culpa que ela morreu desse jeito? Eu não sei, mas acredito que isso possa sim ser culpa dos humanos”, disse Anastasia, uma parisiense que, segundo o mesmo site, estava convencida que o animal era real.

A verdadeira explicação

Na realidade, a Associação Internacional das Baleias não existe, e tanto Kenis quanto todos os cientistas vistos com a baleia são atores do grupo belga “Captain Boomer”, que instalou o animal na cidade francesa e já organizou outras intervenções artísticas parecidas em outros lugares.

Com o objetivo de chocar a população e fazer com que as pessoas se preocupem ainda mais com o meio ambiente, a baleia ficou “encalhada” em Paris até o último domingo (23), e agora, deverá partir para outra capital europeia.

Fonte: Último Segundo – iG

 

 

O que você pensa sobre este artigo?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.